O estilo hipster é utilizado para descrever pessoas descoladas e alternativas. Seja por seu visual único que mistura o vintage com o moderno, seja por seus gostos musicais ou apreciação por filmes independentes e fora do circuito comercial.

Papais e mamães moderninhos vão adorar esta seleção de nomes hipster para colocar em bebês. Se inspire nestes lindos e alternativos nomes!

dicionario-de-nomes-hipster-masculinos

1. Theo

Nome curto, forte e cheio de personalidade. Theo ou Téo se popularizou no Brasil nos últimos anos e tem significados poderosos atribuídos a ele.

De origem grega a partir de théos, ele significa “deus”, “Deus supremo”. Sendo também o diminutivo de Teodoro, a junção de théos - deus e dôron - dom, dávida, um outro significado para o nome seria “presente ou dádiva de Deus”.

2. Luca

Sendo Lucas um dos nomes mais populares no Brasil, sua variação Luca é também elegante e imponente.

Variante italiana do nome latino Lucas, a partir do grego loukás e Loukanos, que significa “da Lucânia”, Luca tem o significado de “aquele que traz a luz”, “luminoso”, “brilhante”. Loukanos, por sua vez, teria sido originado da raiz lyke, luk e luc que quer dizer basicamante “luz”. Lindo significado para um pequeno.

3. Sebastian

Sebastião é um tradicional nome na cultura brasileira. Sua variação, Sebastian, é uma moderna abordagem para este nome, estando presente por exemplo, no nome da aclamada banda alternativa Belle and Sebastian.

O significado de Sebastian é “sagrado”, “venerável” ou “reverenciável”. Ele é uma variante inglesa de Sebastião, que por sua vez, vem do nome grego Sebastianós, derivado de sebastós, que significa “sagrado”.

4. Kai

Se você procura um nome curto e rico de significados que tem tudo a ver com a natureza, vai encontrar no nome Kai uma excelente opção para o seu futuro bebê.

De origem havaiana, Kai significa “mar”, “oceano”, “aquele ou aquela que vem do mar”, “do mar”, “marinho”. Como ainda não é muito popular no Brasil, esse nome diferentão vai destacar o seu filho dos demais e ainda por cima, estará rodeado de simbologias que tem muito a dizer sobre a imensidão do oceano.

5. Lennon

Muitos pais homenageiam seus ídolos batizando os filhos com nomes de famosos que marcaram a sua vida. John Lennon é um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos e o nome próprio Lennon tem se popularizado ao redor do mundo nos últimos anos.

Lennon tem origem irlandesa e significa “manto pequeno” e “capa”. É um bonito nome alternativo para os pais viciados em música, sendo, por exemplo, o nome do filho do cantor Liam Gallagher (ex vocalista do Oasis).

6. Guto

Tem se tornado comum transformar o que antes era um apelido carinhoso em um nome próprio. Guto é um excelente exemplo deste fenômeno. Apelido normalmente dado às pessoas com o nome de Augusto ou Gustavo, sua abreviação é curta e elegante, e tem se popularizado no Brasil nos últimos anos pela nova geração de pais.

Guto significa “sagrado”, “consagrado” ou “protegido por Deus”. Com origem no latim augustus, era originalmente um título dado aos imperadores com o objetivo de adicionar a ideia de que eles seriam pessoas sagradas.

Já como um apelido de Gustavo, do sueco Gustaf, através do germânico latinizado Chustaffus, significa “protegido por Deus”.

7. Otto

Se o seu futuro filho é a cara da riqueza e opulência, o nome Otto é perfeito para ele. Moderno, jovem e alternativo, tem se tornado muito popular no Brasil e em outras partes do mundo nos últimos anos.

O nome Otto tem origem germânica da abreviatura de nomes iniciados com od ou ot, como Audo, Odo e Otton. Ele significa “rico”, “opulento”, “suntuoso”, “próspero”. O encontro dos elementos od ou ot aos nomes remetem à ideia de riquezas e bens.

8. Matteo

Variante italiana do nome Mateus, Matteo é um nome alternativo forte e cheio de significados. Ele é muito popular na Itália, sendo, por exemplo, o nome do filho do cantor de ópera Andrea Bocelli.

Matteo significa “dom de Deus”, “presente de Deus”, “dádiva de Deus”. Ele surge do hebraico Mattiyyah que se originou do grego Maththaîos e chegou ao latim como Mattaeus. Nome bíblico, Mateus era o nome de um dos apóstolos de Jesus, autor do primeiro evangelho.

9. Gus

Outro apelido que vem ganhando popularidade como nome próprio, Gus é um belo nome curto para os pais de filhos modernos.

Sendo o apelido de Gustavo, ele significa “protegido de Deus”, “pessoal dos godos” ou “convidado glorioso”. Ele tem origem no nome sueco Gustaf, a partir do germânico latinizado Chustaffus. Alguns também acreditam em sua origem nórdica, que viria de Gautstafr, formado pelos elementos Gautr, “Gótico”, e stafr, “pessoal”.

10. Jagger

Uma das maiores estrelas do rock de todos os tempos, Mick Jagger, influencia gerações desde os primórdios dos Rolling Stones. Jagger é um nome próprio definitivamente cheio de estilo para bebês.

De origem inglesa, Jagger significa “carroceiro” e “carreteiro”. É um nome próprio que vem se popularizando no mundo, principalmente pelo papais e mamães mais jovens e alternativos.

dicionario-de-nomes-hipster-femininos

11. Pandora

Se procura um nome alternativo para meninas, vai encontrar em Pandora um nome bonito, imponente e cheio de história.

Pandora significa “todos os presentes”. Ele tem origem grega na junção dos elementos pan, “todos” e doron, “presente”. Na mitologia, o deus Zeus cria Pandora, a primeira mulher mortal que surgiu para punir a humanidade pelo roubo de Prometeu do segredo do fogo. Contrariando Zeus, Pandora abriu um frasco que liberou todo o mal sobre a humanidade, também conhecido como “a caixa de Pandora”.

12. Matilda

Esse diferente nome feminino ganhou popularidade no Brasil com o clássico filme da sessão da tarde Matilda. A garotinha inteligente que tinha super poderes e se rebela contra os imprudentes pais que a desprezam.

De origem germânica a partir de Mahthildis, formado pela união dos elementos maht, “força”, e hild, “combate” ou batalha”, o significado de matilda é “forte guerreira” ou “força na batalha”. Um poderoso nome que já foi atribuído a diversas personalidades da realeza europeia, inclusive princesas e rainhas.

13. Lola

Dolores foi por muito tempo um popular nome feminino no Brasil. Agora o seu diminutivo, Lola, vem ganhando força como um belo nome alternativo dado por pais mais novos.

Vindo da palavra espanhola dolores, que quer dizer “dores”, o nome tem origem no título espanhol de Maria das Dores, dado à Virgem Maria. Ele é encontrado no clássico romance de 1955 de Vladmir Nabokov, Lolita.

14. Amora

Nomes de frutas para bebês podem ser estranhos dependendo da escolha. Mas o nome Amora tem uma delicadeza incomparável e vem ganhando popularidade nos últimos anos, em especial pelos pais mais alternativos. É o nome, por exemplo, de uma das filhas da cantora Tiê.

Recheado de poesia e delicada sonoridade, Amora significa “fruto silvestre” e “feminino de amor”. Lido ao contrário ele se torna aroma. Variante do sobrenome latim Amorim, Amora pode significar “lugar dos amantes”, “local de amar” ou “namorados”.

15. Violeta

Aquela flor roxinha e delicada chamada Violeta é uma das preferidas na jardinagem e também um nome lindo e diferente para meninas.

O nome Violeta deriva do francês antigo Violete. Ele é diminutivo do latim viola, da flor violeta, e por extensão significa “pequena violeta”. Em inglês, o nome Violet é muito popular, sendo, por exemplo, o nome da filha mais velha da família de super heróis “Os Incríveis”.

16. Yoko

A artista e ativista Yoko Ono continua a influenciar o mundo desde sua poderosa e polêmica relação com John Lennon.

Yoko é uma transcrição do japonês Youko com os elementos you que siginifica “sol, luz solar” ou “oceano” e ko, que significa “criança”. Seu significado, portanto, é “criança radiante” ou “oceano infantil”. Um nome curto e belo para meninas.

17. Ully

Este delicado nome tem origem germânica e é popular no mundo tanto para meninas quanto para meninos. Se você procura um nome alternativo e cheio de significados vai ficar impressionado com o poder do nome Ully.

Ully significa “poderosa”, “aquela que prospera”, “determinada”, “jovem”, “pertencente à natureza de Júlia”. O nome também pode ser uma variante de Julie, que, por sua vez, é a variante francesa de Juliana.

18. Isis

Nomes mitológicos são sempre uma opção alternativa para os pais moderninhos que adoram uma história para seus filhos. Isis era a deusa da maternidade e fertilidade na mitologia egípcia.

Isis possui diversos significados, entre eles, "nasci de mim mesma, não venho de ninguém", "dona do trono", "deusa da fertilidade e do amor maternal". No italiano existe a variante Íside e no francês, Isice.

19. Zelda

Este nome ficou muito popular com a série de jogos “A Lenda de Zelda”, sendo muito comum pais gamers darem o nome de sua filha com o nome desta princesa.

Zelda significa “felicidade” ou “combatente experiente”. Um nome bem alternativo que alguns estudiosos dizem ser o diminutivo de Griselda, originado do germânico Grshilda, Griselde, a partir de grisja, “experiente, maduro” e hilde, “combatente”.

20. Flor

Muito associado a nomes compostos como Maria Flor e Ana Flor, a palavra Flor também pode ser um nome próprio curto e belo para sua filha.

Com origem do latim, flor carrega os significados atribuídos às flores, tais como “a bela”, “a jovem”, “a fértil”, “a harmoniosa”. Curiosamente, este nome próprio é relativamente moderno. Até 2005, não era admitido como primeiro nome em Portugal e hoje é um dos mais utilizados naquela região da Europa.

Gostou desse artigo? Você também pode gostar de ler:

20 nomes raros com significado especial

Os 20 nomes mais diferentes e bonitos para colocar em bebês

Os significados de 20 nomes fortes e imponentes para bebês