Bruna

Significado do Nome Bruna

Bruna: Significa “morena”, "bronzeada", "marrom"; "da cor do fogo".

O nome Bruna tem origem germânica ou nórdica. Surge a partir da palavra brun, que literalmente significa “marrom, moreno” e, possivelmente, do nórdico brun, que significa "da cor do fogo".

Acredita-se que inicialmente este nome tenha sido usado para nomear pessoas com a pele, os olhos ou os cabelos castanhos. A variante Brunette, por exemplo, era frequentemente utilizada pelos ingleses para designar as meninas com cabelos ou olhos escuros.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome feminino popular no nosso país, e que chegou à língua portuguesa através do italiano Bruna.

A forma masculina Bruno surgiu na Inglaterra no século X com São Bruno de Colônia, um monge alemão vivido entre 1030 e 1101. São Bruno ficou famoso por ter fundado a Ordem dos Cartuxos durante o século XI.

Foi um homem muito inteligente e até hoje é considerado um dos maiores teólogos do seu tempo. Ao mesmo tempo é conhecido por ter sido professor do papa Urbano II.

O nome Bruno também foi difundido como sobrenome. Isso aconteceu através do filósofo italiano vivido entre os anos de 1548 e 1600 Giordano Bruno. Foi um dos primeiros pensadores a apoiar a teoria do heliocentrismo, que posiciona o Sol como o centro do Universo.

Origem do Nome Bruna

Origem: Germânica, Nórdica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Bruna

Derivações do Nome Bruna

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.