Bruno

Significado do Nome Bruno

Bruno: Significa “marrom”, "castanho", "bronzeado", “moreno”.

Bruno é um nome com duas possibilidades de origem, sendo que as duas remetem para o mesmo significado. Tanto pode ter vindo do latim brunus, como do germânico brun, que querem dizer literalmente “marrom" ou "moreno”.

É provável que originalmente este nome tenha sido adotado para designar pessoas com a pele, os olhos ou os cabelos castanhos.

Foi encontrado na Inglaterra no século X, através de São Bruno de Colônia, um monge alemão vivido entre 1030 e 1101, conhecido por ser o fundador da Ordem dos Cartuxos durante o século XI. São Bruno é considerado um dos mais importantes teólogos da sua época e foi professor do papa Urbano II.

Este nome também chegou a ser utilizado como sobrenome do filósofo italiano Giordano Bruno. Vivido entre os anos de 1548 e 1600, foi um dos primeiros pensadores a defender o heliocentrismo, teoria que defende a posição do Sol no centro do Universo, e posteriormente queimado na fogueira pela Inquisição romana.

Houve um aumento de popularidade no século XIX, provavelmente por influência da obra do romancista inglês Charles Lutwidge Dogson - mais conhecido como Lewis Carrol - “Sylvie e Bruno”, de 1889. Carrol também é o autor de “Alice no País das Maravilhas” de 1865.

Origem do Nome Bruno

Origem: Latina, Germânica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Bruno

Locais com o Nome Bruno

Outras Informações do Nome Bruno

Derivações do Nome Bruno

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.