Manuela

Significado do Nome Manuela

Manuela: Significa "Deus está conosco" ou "Deus conosco".

Manuela é a forma feminina de Manuel, uma variante de Emanuel, nome originado a partir do hebraico Immanuel.

Emanuel é formado pela junção dos termos immánu, que significa "conosco", e El, que quer dizer "Deus, Senhor", e significa “Deus está conosco", ou apenas, "Deus conosco”.

Emanuel foi o nome dado ao Messias pelos hebreus. No início foi utilizado como nome cristão pelos gregos e também no Império Bizantino.

Em seguida, o nome foi levado para Espanha e Portugal através das ligações entre as famílias reais de Fernando III de Castela, que tinha ascendência bizantina.

As variantes Manuel e Manoel foram encontradas em Portugal em documentos datados da primeira metade do século XVI. A forma Emanuel foi encontrada no século XV.

Na Inglaterra a forma masculina é adotada desde o século XVI, principalmente como Emmanuel e Emanuel. Apesar de não ser muito popular é quase que exclusivamente usado por judeus.

Manuela foi nome da segunda filha de D. João III com D. Catarina da Áustria. Maria Manuela de Portugal casou com seu primo, o príncipe das Astúrias D. Filipe em 1543, mas o deixou viúvo aos 18 anos, quando faleceu após dar a luz a seu único filho, o infante D. Carlos.

No Brasil, Manuela é um nome feminino bastante popular. As pessoas batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos como Manu.

Origem do Nome Manuela

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Manuela

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.