Manuela

Significado do Nome Manuela

Manuela: Significa "Deus está conosco" ou "Deus conosco".

Manuela é a forma feminina de Manuel, uma variante de Emanuel, nome originado a partir do hebraico Immanuel.

Emanuel é formado pela junção dos termos immánu, que significa "conosco", e El, que quer dizer "Deus, Senhor", e significa “Deus está conosco", ou apenas, "Deus conosco”.

Emanuel foi o nome dado ao Messias pelos hebreus. No início foi utilizado como nome cristão pelos gregos e também no Império Bizantino.

Em seguida, o nome foi levado para Espanha e Portugal através das ligações entre as famílias reais de Fernando III de Castela, que tinha ascendência bizantina.

Personalidade histórica

Manuela foi nome da segunda filha de D. João III com D. Catarina da Áustria. Maria Manuela de Portugal casou com seu primo, o príncipe das Astúrias D. Filipe, em 1543, mas o deixou viúvo aos 18 anos, quando faleceu após dar a luz a seu único filho, o infante D. Carlos.

Variantes

As variantes Manuel e Manoel foram encontradas em Portugal em documentos datados da primeira metade do século XVI. A forma Emanuel foi encontrada no século XV.

Na Inglaterra a forma masculina é adotada desde o século XVI, principalmente como Emmanuel e Emanuel. Apesar de não ser muito popular é quase que exclusivamente usado por judeus.

Popularidade

No Brasil, Manuela é um nome feminino bastante popular. As pessoas batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos como Manu.

Origem do Nome Manuela

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Manuela

Manuela

Derivações do Nome Manuela

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.