Emanuel

Significado do Nome Emanuel

Emanuel: Significa "Deus (está) conosco".

Emanuel se originou a partir do termo hebraico Immanuel, composto pelos elementos immánu, que significa "conosco", e El, que quer dizer "Deus” ou “Senhor". Significa “Deus (está) conosco”.

Este nome é conhecido por ser uma das formas utilizadas para chamar Jesus Cristo, conforme as profecias messiânicas descritas pelo profeta Isaías no Antigo Testamento da Bíblia.

Trata-se de um bonito nome masculino que é classificado como teofórico, uma vez que nele está incorporado o nome de Deus - El.

Este nome é utilizado na Inglaterra desde o século XVI nas formas Emmanuel e Emanuel. Mas, o mesmo não se tornou muito comum nesse país, sendo adotado principalmente entre os judeus.

Em Portugal, o nome costuma assumir a seguinte alteração gráfica: a troca da letra u pela o - Emanoel.

Manuel e Manoel são as suas principais variações, bem como Emanuele e Emanuelle, tal como Manuela e Manoela, são as mais conhecidas variantes femininas deste nome.

Entre os brasileiros e portugueses, Emanuel é um nome bastante utilizado. As pessoas batizadas com este nome normalmente recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, tais como Manu ou Manel, por exemplo.

Emanuel ainda é o nome de muitos monarcas e nobres europeus, principalmente italianos.

Origem do Nome Emanuel

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Emanuel

Emanuel

Derivações do Nome Emanuel

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.