Manuel

Significado do Nome Manuel

Manuel: Significa "Deus está conosco" ou simplesmente "Deus conosco".

Manuel é considerado uma variante de Emanuel, que tem origem no hebraico Immanuel, composto pela junção dos elementos immánu, que quer dizer "conosco" e El, que significa "Deus”, “Senhor".

O nome Manuel foi encontrado em Portugal em documentos datados da primeira metade do século XVI, e nomeou vários reis portugueses e bizantinos.

Não apenas como um nome próprio, mas a princípio Manuel era considerado um sobrenome de família.

De acordo com registros históricos, este nome em Portugal seria derivado da família de D. Fernando II (conhecido como “o Santo”), rei de Castela, e da rainha D. Brites, sua esposa.

No entanto, naquela época muitas famílias também utilizaram este nome derivado de patronímico, o que faz com que nada tenham a ver com a descendência de Manuéis da realeza de Castela.

Atualmente, Manuel é tido como um nome bastante popular na língua portuguesa, seja em Portugal (onde é mais comum) ou no Brasil. Outra forma também muito utilizada é Manoel.

Normalmente, as pessoas batizadas com este nome recebem alguns apelidos carinhosos, como Manel ou Manu, por exemplo.

Manuel é comumente utilizado como um nome composto, como João Manuel, Pedro Manuel e etc.

Origem do Nome Manuel

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Manuel

Outras Informações do Nome Manuel

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.