Francisco

Significado do Nome Francisco

Francisco: Significa "francês livre", ou "aquele que vem da França".

O nome Francisco tem origem no latim Franciscus, que veio do germânico Frank, que quer dizer "franco", mais o sufixo isk, que denota nacionalidade. Franco significa "livre", por isso a tradução do nome Francisco é "francês livre".

Origem Histórica

A primeira ocorrência do nome Francisco aconteceu no século XIII. Estando na França quando o filho nasceu, e como era admirador desse país, um homem italiano da cidade de Assis resolveu mudar o nome do filho de Giovanni, variante italiana de João, para Francesco. Este menino veio a ser São Francisco de Assis.

Personalidade Histórica

São Francisco de Assis foi canonizado dois anos depois da sua morte. O santo ficou conhecido principalmente por ter renunciado à riqueza mundana e se ter dedicado aos mais pobres, bem como pelo cuidado com os animais e com a natureza, tornando-se futuramente o padroeiro dos animais.

Em 1209 fundou a Ordem dos Frades Menores, mais conhecida como Ordem dos Franciscanos, que prega principalmente a humildade através de uma vida mais simples possível e a pregação do Evangelho.

Em razão da popularidade de São Francisco de Assis, o nome foi difundido pela Europa Ocidental durante a Idade Média, chegando a nomear pelo menos dois reis franceses no século XVI.

Termo Afetivo e Variante Feminina

Os meninos registrados com esse bonito nome masculino podem ser afetivamente chamados de "Chico".

Tem como forma feminina Francisca.

Origem do Nome Francisco

Origem: Latina, Germânica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Francisco

Outras Informações do Nome Francisco

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.