Francisca

Significado do Nome Francisca

Francisca: Significa "a francesa livre" ou "aquela que vem da França".

Francisca é a versão feminina de Francisco, nome originado do latim Franciscus, que deriva do germânico Frankisk, em que o Frank que quer dizer "Franco", e o sufixo isk, que denota nacionalidade. Franco significa "livre", por isso o nome Francisca pode ser traduzido como "francesa livre".

A forma feminina apareceu pela primeira vez em registros ingleses em 1288, através da variante italiana Francesca. A forma francesa Françoise também surgiu na mesma época, enquanto que a versão Frances ocorreu somente no século XV, tornando-se muito comum entre a aristocracia inglesa no período elizabetano.

Outra definição dada para o nome Francisca é a de um machado de guerra, utilizado durante os primeiros anos da Idade Média pelos germânicos.

O nome Francisca costuma ser, normalmente, atribuído a outro nome, formando um nome próprio composto, como Maria Francisca ou Ana Francisca. Atualmente, esses nomes são bastante utilizados no Brasil e em Portugal.

As pessoas batizadas com esse nome, normalmente, recebem alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Fran ou Chica, por exemplo.

Origem do Nome Francisca

Origem: Latina, Germânica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Francisca

Francisca

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.