Afonso

Significado do Nome Afonso

Afonso: Significa "inclinação nobre", "pronto para a nobreza", "nobre aptidão", "apto para ser nobre".

O nome Afonso tem origem no germânico Adalfuns, formado pela união dos elementos adal, que significa "nobre", e funs, que quer dizer "pronto", "inclinado" ou "apto". Tem o sentido de “inclinação nobre" ou "apto para ser nobre”.

Algumas fontes o confundem como uma variante de Ildelfonso, nome também originado no germânico. Ildefonso significa "pronto para o combate".

Foi o nome de treze reis na Espanha, dois na Sicília e seis em Portugal, incluindo o primeiro rei português, D. Afonso Henriques.

D. Afonso Henriques viveu no século XII e ficou conhecido por ter conquistado seu domínio após vencer uma batalha contra a sua própria mãe, D. Teresa de Leão.

Outro notório rei com este nome foi Afonso I das Astúrias. Esse rei se destacou por ter estabelecido o Cristianismo na Espanha durante o seu reinado no século VIII.

O rei asturiano certamente foi um grande influenciador do aumento da popularidade do seu nome. Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito comum entre os descendentes espanhóis que vivem no país.

Afonso também é o nome de importantes santos da Igreja Católica, como Santo Afonso de Ligório, Afonso Rodrigues e do mártir Afonso Rodriguez.

Origem do Nome Afonso

Origem: Germânica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Afonso

Outras Informações do Nome Afonso

Afonso

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.