Adriana

Significado do Nome Adriana

Adriana: Significa "aquela que vem da Ádria" ou "aquela que é escura".

Adriana vem do nome em latim Adrianus, que significa "natural da Ádria".  Em etrusco, essa palavra é traduzida como "água". 

É o feminino de Adriano. Segundo alguns estudiosos, Adria é um nome que vem do elemento em latim ater, que significa "escuro" ou "preto", e recebeu esse nome por causa das suas praias de areia escura.

Por essa razão, Adriana pode significar "aquela que é escura", ou "aquela que é morena".

Ádria é uma cidade situada no norte da Itália, banhada pelo Mar Adriático. O nome Ádria, aliás, se originou da palavra Adar, deus do fogo adorado pelos descendentes de Héracles, os heráclidas. 

A primeira versão deste nome foi encontrada em Portugal sob a variante de Adrião, em documentos datados da segunda metade do século XII.

As meninas batizadas com o nome Adriana podem ser afetivamente chamadas de Adri ou Drica. 

São suas variantes Adrien, em francês, Adrianne, em inglês, e Adrienne, em alemão. O nome é grafado da mesma forma em espanhol e em italiano.

Adriano foi nome de vários papas. Além dos papas têm destaque Santo Adriano, o qual foi martirizado com sua esposa no ano 304. 

Adriana Calcanhoto é uma destacada cantora e compositora brasileira.

Origem do Nome Adriana

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Adriana

Derivações do Nome Adriana

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.