Adriano

Significado do Nome Adriano

Adriano: Significa “natural da Ádria”, “natural da água” ou "aquele que é escuro".

O nome Adriano tem origem no latim Adrianus, derivado de adrianu, que significa “natural da Ádria”. Em etrusco adria quer dizer “água”.

Ádria é uma cidade situada no norte da Itália, banhada pelo Mar Adriático. O nome Ádria, aliás, se originou de Adar, deus do fogo adorado pelos descendentes de Héracles, os heráclidas. 

De acordo com a onomástica, o nome Adriano é classificado como de origem toponímica, pois se originou a partir de uma localidade ou região geográfica.

Há papas e santos com esse nome. No entanto, entre as personalidades históricas mais populares, destaca-se o Imperador Romano Públio Élio Trajano Adriano, conhecido simplesmente como Adriano. 

O imperador Adriano ficou conhecido como "um dos cinco bons imperadores", pertencentes à chamada dinastia dos Antoninos.

A primeira versão deste nome foi encontrada em Portugal, sob a variante de Adrião, em documentos datados da segunda metade do século XII.

No Brasil, Adriano é um nome masculino bastante comum. De acordo como Censo Demográfico 2010 são mais de 330 mil os seus portadores.

As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Adri, Drico ou Nano. 

Adriana é o seu feminino.

Origem do Nome Adriano

Origem: Latina, Etrusca

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Adriano

Adriano

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.