Adrian

Significado do Nome Adrian

Adrian: Significa "aquele que veio de Ádria"; “natural da água”; “aquele que é escuro”.

Adrian é a versão inglesa do nome Adriano, que tem origem no latim Adrianus, derivado de adrianu, que significa “natural da Ádria”; em etrusco, adria quer dizer “água”.

Ádria é uma cidade que fica localizada no norte da Itália, banhada pelo Mar Adriático. O nome Ádria, aliás, se originou a partir da palavra Adar, deus do fogo adorado pelos descendentes de Héracles, os heráclidas. 

Segundo estudos onomásticos, o nome Adrian pode ser classificado como de origem toponímica, pois se originou a partir de uma localidade.

Para algumas fontes, Hadria é um nome que vem do elemento em latim ater que significa "escuro" ou "preto". A região teria recebido esse nome por causa das suas praias de areia escura, de modo que, por extensão, o nome Adrian também pode significar "aquele que é escuro".

Adrian costuma ser um nome masculino, no entanto, em alguns países, também é adotado como nome de batismo para pessoas do sexo feminino.

As primeiras versões deste nome foram encontradas em Portugal sob a variante de Adrião, em documentos datados de meados do século XII.

A versão inglesa do nome teria começado a ser utilizada ainda na Idade Média, porém só ganhou popularidade a partir dos tempos modernos.

Adrian foi o nome do única papa inglês da Igreja Católica: Adrian IV.

Origem do Nome Adrian

Origem: Latina

Locais com o Nome Adrian

Outras Informações do Nome Adrian

Adrian

Derivações do Nome Adrian

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.