Lorenzo

Significado do Nome Lorenzo

Lorenzo: Significa “natural de Laurento” ou “habitante de Laurento”.

Lorenzo é uma variante espanhola e italiana do nome Lourenço, que tem origem no latim Laurentius, que significa “natural da cidade de Laurento”.

Laurento era o nome de uma cidade italiana situada às margens do Mar Tirreno, que atualmente é chamada de Paterno. É provável que o antigo nome da cidade tenha origem no latim laurus “louro (erva)”.

O nome Lorenzo apareceu pela primeira vez em Portugal no início do século XII sob a forma de Laurencius. Chegou à Inglaterra somente após a dominação dos normandos, como Laurence, tornando-se logo muito popular, dando origem inclusive a diversos sobrenomes, como Lawrenson, Lawrie, Larry, entre outros.

Este também é o nome de um santo vivido no século III, provavelmente nascido na Espanha, mas que habitava em Roma, que foi torturado por ordens do imperador Valeriano. Segundo a tradição, São Lourenço foi um dos sete diáconos do papa Sisto II e foi torturado por não ter revelado ao imperador onde tinha escondido os tesouros da Igreja que estavam sob a sua responsabilidade.

Durante a Idade Média na Inglaterra, o nome tornou-se muito mais popular, mas em razão de outro santo, um arcebispo de Cantuária vivido no século VII.

No Brasil, Lorenzo não é um nome muito popular, sendo mais utilizado a versão Lourenço para batizar pessoas do sexo masculino. 

Origem do Nome Lorenzo

Origem: Latina, Italiana, Espanhola

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Lorenzo

Outras Informações do Nome Lorenzo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.