Sophia

Significado do Nome Sophia

Sophia: Significa “sabedoria” e "sabedoria divina".

Sophia tem origem no grego sophia, que quer dizer literalmente “sabedoria”.

O nome é traduzido muitas vezes como a figura feminina para “o Verbo”, significando "santidade", "sabedoria divina" e também como o Espírito Santo.

Deu nome à Basílica de Santa Sofia, erguida em Constantinopla, atual Istambul, pelo Império Bizantino no século VI.

Ao contrário do que muitos pensam, esta basílica não homenageia uma santa humanizada, mas sim a Santa Sabedoria.

Também conhecida como Hagia Sophia e chamada de “Santa Sofia”, a tradução completa da construção é “Igreja da Santa Sabedoria de Deus”.

Desde a sua construção, ela já foi uma catedral católica romana, uma mesquita e um museu. Nesse museu é exibida sua rica arquitetura secular e todo o seu repertório histórico.

O nome Sophia foi introduzido aos falantes da língua inglesa através da princesa-eleitora Sophia de Hanôver, mãe de Jorge I, rei da Grã-Bretanha e Irlanda.

Foi adotado como um nome cristão pela primeira vez na Inglaterra no século XVII. Muito popular entre as famílias reais alemãs, tornou-se bastante comum durante o século XVIII na Alemanha.

Após o século XVIII sofreu uma queda de popularidade, mas foi revivido no século XX, através da atriz italiana Sophia Loren, batizada como Sofia Villani Scicolone.

No Brasil, Sophia é um nome feminino bastante popular, assim como a variante Sofia.

Origem do Nome Sophia

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Sophia

Sophia

Derivações do Nome Sophia

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.