Letícia

Significado do Nome Letícia

Letícia: Significa "mulher alegre", "mulher que transmite felicidade".

O nome Letícia tem origem no latim Laetitia, que quer dizer “alegria, prazer, felicidade”. Por extensão, o nome tem o sentido de "mulher alegre", "mulher que transmite felicidade".

O nome se tornou comum na Inglaterra a partir do século II, através da variante latinizada Lecia. A forma Lettice também foi responsável pela popularização do nome no século XVIII.

É nome de uma santa de origem obscura muito venerada na Espanha, que, segundo a tradição, teve a sua imagem encontrada pelo escritor espanhol D. Hugo de Urries, em uma de suas viagens.

Uma portadora deste nome foi a mãe do imperador francês, Napoleão Bonaparte, batizada como Maria Letizia Ramolino, mais conhecida também como Letícia Bonaparte.

Letizia Ortiz Rocasolano, conhecida por Letícia de Espanha, é a rainha consorte da Espanha, casada com o rei Filipe VI.

O nome Letícia é bastante comum no Brasil, assim como as suas variantes Leticia (sem o acento agudo) ou mesmo Letizia. Letizia é a forma mais utilizada entre os falantes da língua espanhola.

As meninas registradas com este bonito nome feminino que reflete alegria, podem ser afetivamente chamadas de Leti, Lê ou Tícia.

O sentimento de alegria expresso pelo nome Letícia respeita à alegria exterior. Curiosamente, o nome masculino Gaudêncio (que significa "o que se alegra") exprime alegria interior.

Origem do Nome Letícia

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Letícia

Outras Informações do Nome Letícia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.