Miguel

Significado do Nome Miguel

Miguel: Significa “quem é como Deus?”.

Miguel é um nome masculino e tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”.

Arcanjo Miguel

Este nome é citado cinco vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus. A base do significado do nome é uma pergunta retórica, cuja resposta subentendida é “ninguém é como Deus”.

No livro Apocalipse, é relatada a história de uma guerra no céu, no qual o arcanjo Miguel derrota o diabo.

“E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.”

O arcanjo Miguel é mencionado como um dos principais protetores do povo e também como um líder do exército de Deus. Em virtude disso, São Miguel é o padroeiro dos fuzileiros navais e dos marinheiros.

Popularidade

O censo de 2010 revela que no Brasil existem mais de 240.000 pessoas registradas com o nome Miguel, sendo a maior incidência de registros nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Variantes e apelidos

No Brasil, Miguel é um nome bastante popular. A variante feminina do nome Miguel é Micaela.

O nome foi encontrado pela primeira vez em Portugal no século II, através da variante Micael. Na Inglaterra medieval surgiu como Mighel e na Irlanda é considerado um dos nomes mais populares, adotado principalmente como Michael.

Outras variantes do nome Miguel que encontramos são MaiconMichel e Miquéias. Todos possuem os mesmo significado do nome original. No Brasil, é também muito popular os nomes compostos, como Luiz Miguel e João Miguel.

Normalmente, as pessoas batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Mica, Mi, Guel ou Miguelito, por exemplo.

Personalidades 

Miguel de Cervantes

Dentre as personalidades históricas mais populares com este nome está o escritor espanhol Miguel de Cervantes, muito conhecido através da sua obra de 1605 “Dom Quixote”.

Equiparado ao escritor inglês William Shakespeare, o trabalho de Miguel de Cervantes é até hoje considerado um dos mais importantes da literatura.

Por esse motivo, sua língua nativa, o castelhano, muitas vezes é intitulada como “a língua de Cervantes”.

Miguel Jontel

Esse é o nome artístico do cantor e compositor norte-americano de origem mexicana Miguel Jontel Pimentel. Com influências do R&B, Soul e Hip Hop, o artista já tem 4 álbuns de estúdio e possui 11 indicações para o Grammy, tendo ganhado o prêmio em 2013.

Miguel Falabella

É uma das maiores personalidades da televisão e do teatro brasileiro, sendo um aclamado ator, cineasta, roteirista e diretor teatral. Ele ficou conhecido pelo público brasileiro pelo seu papel como Caco Antibes no programa de comédia “Sai de Baixo”.

Origem do Nome Miguel

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Miguel

Outras Informações do Nome Miguel

Miguel

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.