Na nossa lista de 8 razões para amar o nome Miguel, não há somente motivos para amá-lo, mas também curiosidades para você que está interessado(a) neste nome lindo e popular.

1. Miguel significa "quem é como Deus?", simbolizando o divino, a força e a coragem

Esse nome carrega um simbolismo divino, de humildade, de coragem e de força. Uma escolha ideal para quem gosta desses atributos.

Miguel surge com o hebraico Mikhael, o qual é a junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”. A resposta para essa pergunta retórica pode ser subentendida como “ninguém é como Deus”, devido a isso o nome ganha um simbolismo de humildade.

2. Miguel possui uma sonoridade suave e angelical

O nome faz sucesso por também possuir uma sonoridade que acalma, composto por somente seis letras. Sua variação mais popular, Michael, também detém da mesma qualidade.

3. É o nome de um dos principais arcanjos da Bíblia

Certamente esse motivo não poderia faltar dentre os escolhidos para amar o nome Miguel!

O arcanjo Miguel é um dos principais personagens da Bíblia e simboliza coragem e força. Ele também é descrito como um símbolo de humildade diante de Deus e aparece tanto na tradição cristã, quanto nas religiões judaica e islâmica.

No livro Apocalipse, é relatada a história de uma guerra no céu, no qual o arcanjo Miguel derrota o diabo.

Houve então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.” (Apocalipse 12:7-9)

Miguel é visto como o bem que luta contra o mal, é uma figura que representa a suprema fé em Deus, protegendo as pessoas que o amam.

Uma curiosidade é que, por causa do anjo, foi escolhida uma data para celebrar sua existência, no dia 29 de setembro, chamada de dia de São Miguel Arcanjo.

4. Apresenta lindas combinações como João Miguel, Luiz Miguel ou José Miguel

Os nomes compostos que podem ser feitos com o nome Miguel, além de lindos na sonoridade, possuem significados graciosos. João Miguel significa "Quem é cheio de graça como Deus?", Luiz Miguel quer dizer "Deus é incomparável", José Miguel tem o significado de “ninguém acrescenta como Deus”.

Sem falar nas variantes desse nome, muitas tão populares quanto o nome Miguel: Michael (utilizada em países de língua inglesa), Maicon, Michel e Miquéias.

As variantes femininas Micaela, Michèle (francês), Miguela e Miguelina (espanhol) e Michaela (inglês).

5. Miguel é tão popular ao redor do mundo que fica dividido entre o clássico e o moderno

É um nome que não só no Brasil, mas também ao redor do mundo, têm milhões de meninos batizados com ele entre 1930-2000.

Miguel é um nome clássico, tendo feito sucesso nos anos 60, 70, 2000, no Brasil, mas também é um nome moderno, pois está presente em listas de nomes populares em 2016, 2017, 2018, entre outros.

6. Duas personalidades históricas com o nome Miguel

Miguel de Cervantes é a personalidade mais representativa do nome Miguel. O escritor espanhol ficou muito conhecido por sua obra Dom Quixote de 1605. Sua influência para a língua castelhana é tão grande que por vezes ela é chamada de “a língua de Cervantes”.

Miguel Torga foi um importante poeta e escritor português, nascido em Trás-os-Montes, sua obra trata muito do “eu”, das relações harmoniosas e desarmoniosas, da solidão, entre outros temas.

Leia um dos poemas desse influente escritor, chamado de “Súplica”:

Agora que o silêncio é um mar sem ondas. E que nele posso navegar sem rumo. Não respondas às urgentes perguntas. Que te fiz. Deixa-me ser feliz. Assim. Já tão longe de ti como de mim. Perde-se a vida a desejá-la tanto. Só soubemos sofrer, enquanto O nosso amor Durou. Mas o tempo passou. Há calmaria...Não perturbes a paz que me foi dada. Ouvir de novo a tua voz seria. Matar a sede com água salgada.”

7. Duas personalidades famosas que carregam o nome

Miguel é o nome artístico do cantor e compositor norte-americano de origem mexicana Miguel Jontel Pimentel. Com influências do R&B, Soul e Hip Hop, o artista já tem 4 álbuns de estúdio e possui 11 indicações para o Grammy, tendo ganhado o prêmio em 2013.

Miguel Falabella é uma das maiores personalidades da televisão e do teatro brasileiro, sendo um aclamado ator, cineasta, roteirista e diretor teatral. Ele ficou conhecido pelo público brasileiro pelo seu papel como Caco Antibes no programa de comédia “Sai de Baixo”.

Esperamos que você tenha gostado dos motivos e curiosidades do nome Miguel ser tão amado e que o ponha na sua lista de preferências.