Existem nomes que ficam muito bem quando sofrem uma junção com outros nomes, principalmente os mais populares como, por exemplo, Maria, Ana, João, Davi, entre outros.

Os brasileiros amam nomes compostos, sejam eles clássicos ou diferentes, inclusive, em 2019, diversos nomes que constam no Portal da Transparência do Registro Civil são duplos.

O nome masculino mais registrado foi Enzo Gabriel e o feminino foi Maria Eduarda. Pensando nisso, nós separamos 28 nomes compostos para meninos e meninas. Vem conferir!

Nomes masculinos compostos

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

1. Enzo Gabriel

Com uma sonoridade muito suave e calma, esse nome masculino foi o mais popular em 2018, com mais de 18 mil meninos registrados com ele. Nesse ano de 2019, até agora, Enzo Gabriel já conta com mais de 4 mil registros.

Significa “homem de Deus que é senhor do lar", sendo a junção de um nome italiano e o outro bíblico. Enzo tem origem no alemão Heinrich, Henrique em português, que quer dizer "senhor do lar" ou “vencedor”.

Gabriel tem origem no hebraico Gabriel e significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus”.

2. João Miguel

Como o segundo mais favorito, esse nome é uma composição de origem hebraica, que remete a um simbolismo divino. Somente em 2019, já apresenta 3751 registros.

João Miguel significa "Quem é cheio de graça como Deus?". João tem origem no hebraico Yehokhanan, Iohanan, que são compostos pelos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”.

Miguel se forma a partir do hebraico Mikhael, sendo a junção dos elementos mikhayáh, e El, que quer dizer “quem é como Deus?”.

3. Pedro Henrique

Com um nome que se refere a um dos discípulos de Jesus e o outro ligado à nobreza, essa dupla ocupa o terceiro lugar dos nomes masculinos mais populares no Brasil.

Significa "senhor do lar resistente como uma pedra", "príncipe da casa forte como um rochedo". Pedro tem origem no grego Pétros, que significa literalmente "pedra, rochedo".

Já o nome Henrique vem do germânico Haimirich, a partir da junção dos elementos heim, que significa "lar", "casa", e rik, que quer dizer "senhor", "príncipe", "poder".

4. João Pedro

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

Outro nome que é muito popular e também carrega os nomes Pedro e João, apresentando mais de 2 mil meninos registrados com ele até agora em 2019.

Ele quer dizer "rocha protegida por Deus", "rocha abençoada por Deus" ou "agraciado por Deus feito uma rocha", levando em conta que rocha tem um simbolismo de fortaleza e fortificação, esse nome ainda pode ficar ‘’força protegida por Deus’’.

É um nome composto muito lindo, principalmente para quem segue a bíblia e conhece os 12 discípulos de Jesus Cristo.

5. Luiz Felipe

Personalidades famosas que carregam esse nome composto são o técnico de futebol Luiz Felipe Scolari (mais conhecido como Felipão) e o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé.

É um dos nomes queridinhos pelos brasileiros para se pôr em um menino, significando "guerreiro glorioso que é amigo dos cavalos". Carrega um simbolismo forte e delicado ao mesmo tempo.

Luiz tem origem no germânico Hloddoviko, Chlodovech, que significa "combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou "famoso na guerra". Já Felipe tem origem no nome grego Phílippos, que quer dizer "amigo dos cavalos".

6. João Guilherme

Outro nome composto super popular entre os brasileiros que consta na nossa lista é João Guilherme, carrega um simbolismo muito lindo, conectado à coragem e à graça.

Ele obteve 1254 registros até essa altura do ano de 2019. Significa “protetor corajoso agraciado por Deus”.

Como vimos anteriormente, João tem origem no hebraico, já Guilherme provém do germânico Willahelm, composto pela união dos elementos will, vilja, wailja, que quer dizer “vontade, desejo”, e helm, hilms, que quer dizer “proteção, capacete”.

7. Arthur Miguel

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

Essa é uma ótima escolha para quem gosta de nomes ligados à nobreza e ao divino ao mesmo tempo. Arthur Miguel obteve 1082 meninos registrados com ele até agora em 2019.

Pode significar ‘’quem é grande e forte como Deus?’’, pois o nome Arthur tem origem na junção dos termos celtas art, que significa ‘’urso’’ e ur, que quer dizer ‘’grande’’, ficando ‘’grande urso’’. Este animal é um símbolo de força.

Miguel significa “quem é como Deus?”. Gostou dessa linda combinação?

8. Carlos Eduardo

A junção desses dois nomes não poderia ser mais perfeita no quesito sonoridade e simbolismo, o qual é ligado à ótimas virtudes.

Personalidades famosas que o carregam são o futebolista brasileiro Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o ator Carlos Eduardo Dolabella e o marido da atriz Juliana Paes, Carlos Eduardo Baptista.

O nome significa "homem que protege as riquezas" ou "homem guardião das riquezas". Carlos tem origem no germânico Karl, a partir dos termos karal, kerl, que significa literalmente "homem do povo".

Eduardo provém do germânico Hadaward, a partir da composição dos termos ead, que significa "rico, próspero", e weard, ward, que quer dizer "guarda, guardião", ficando "guardião das riquezas".

Nomes femininos compostos

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

9. Ana Clara

Ana é um nome próprio também bastante utilizado para composições com outros nomes pelos brasileiros. Inclusive Ana Clara apresentou, até essa altura de 2019, 2152 registros.

Carrega um simbolismo cheio de virtudes, significando “mulher clara cheia de graça”, “mulher brilhante e graciosa”, “mulher ilustre pela sua graça”.

Ana tem origem no hebraico Hannah, mais tarde no latim Anna, que quer dizer "graciosa, cheia de graça". Já Clara, tem origem no latim Clarus, a partir do adjetivo clara, e significa “brilhante, ilustre”.

10. Ana Beatriz

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

Um nome que se destacou no ano de 2018 e continua se destacando em 2019, além de carregar um simbolismo alegre, de alto-astral.

Duas pessoas famosas que carregam esse nome são a atriz Ana Beatriz Nogueira e a escritora Ana Beatriz Barbosa Silva.

Carrega o significado de "mulher graciosa que traz felicidade" ou "viajante cheia de graça". Ana quer dizer "graciosa, cheia de graça" e Beatriz tem origem no latim beatus, que significa "feliz", ou no latim Beatrice, de beare, que significa “a que traz felicidade” ou "aquela que faz os outros felizes".

Outra teoria diz que Beatriz tem origem no termo viatrix, do latim antigo viator, significando “viajante”, “peregrina”.

11. Vera Lúcia

Nessa listinha também resolvemos pôr nomes compostos mais clássicos e esse apresenta um lindo simbolismo ligado à iluminação.

Ele significa “a luminosa verdadeira” ou “a luminosa que tem fé”. É composto por Vera, a qual tem origem no latim verus, vera, verum, que significa literalmente “verdadeira, sincera, franca”, podendo também ter surgido do eslavo wjera, que significa “fé”, “fidelidade”.

E Lúcia tem origem no latim Lucius, derivado dos elementos lyke, luc, luk, que deram origem a palavra em latim lux, significando “a luminosa”, “a iluminada” ou "aquela que nasceu com a manhã".

12. Laura Beatriz

A junção desses dois nomes próprios não poderia ter dado mais certo. Laura tem origem no latim laurus, a partir do substantivo laurus, que significa ‘’loureiro’’. Esta planta simbolizava, entre os antigos romanos, triunfo, vitória, glória e imortalidade. Por conta disso, o nome significa "vitoriosa", "triunfadora".

Já Beatriz quer dizer ‘’a que faz alguém feliz’’ ou “viajante”, “peregrina”. Então a composição do nome significa “loureiro que traz felicidade”, “viajante vitoriosa”, “peregrina triunfadora”.

Pode ficar a vontade para escolher o sentido que mais te agradar, porque todos são lindos.

13. Thaís Helena

Essa combinação também é uma ótima opção, principalmente porque remete a um simbolismo de uma pessoa com beleza e iluminada.

Significa ‘’a reluzente que é contemplada com admiração’’ ou ‘’a resplandecente que é contemplada pela sua formosura’’, muito lindo para uma menina, não é mesmo?

Thaís tem origem no grego Thais, a partir do latim thais, que quer dizer “aquela que é contemplada com admiração”, “aquela que é contemplada pela sua formosura”.

Já o nome Helena surgiu com o grego Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”, ficando com o significado de “a reluzente”, “a resplandecente”.

14. Ana Júlia

Lembra da música lançada no fim dos anos 90, pela banda ‘’Los Hermanos’’, que tem o trecho ‘’Oh, Anna Júlia, Oh, Anna Júlia’’. Esta sendo Ana com dois n.

Brincadeiras a parte, esse nome se tornou muito popular no Brasil, obtendo 1991 registros até agora em 2019. Ele significa "jovem graciosa", "graciosa e fofa", "graciosa filha de Júpiter".

Ana quer dizer "graciosa’’ ou ‘’cheia de graça", já o nome Júlia é a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius, o qual deriva do grego Ioulos, que quer dizer "fofo" ou "macio”, por conta disso significa “fofa”, “macia”, "jovem".

Já em referência ao deus romano Júpiter, quer dizer “filha de Júpiter”.

15. Clara Eduarda

A junção desses dois nomes femininos acabou por gerar um simbolismo forte e delicado ao mesmo tempo, ótimo para se dar a uma menina.

Significa ‘’brilhante guardiã de riquezas’’, ‘’luminosa protetora de bens’’ ou ainda ‘’ilustre guardiã de bens’’.

Clara, tem origem no latim Clarus, a partir do adjetivo clara, que quer dizer "brilhante", "clara", "luminosa" e "ilustre".

Já o nome Eduarda é a variante feminina de Eduardo, que tem origem no germânico Hadaward, junção dos elementos ead, que significa “riqueza ou bens”, e ward, que significa “guardião ou protetor”. Fica com o significado de "guardiã das riquezas" ou “protetora dos bens”.

16. Valentina Antônia

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

Essa é outra combinação de nomes bastante bonita, que junta o moderno e o clássico, além de possuir um simbolismo forte e delicado.

O nome quer dizer ‘’valente e valiosa’’, ‘’forte e de valor inestimável’’ e ainda “cheia de saúde e sem preço”.

Os dois nomes provém do latim, Valentina é a variante feminina de Valentim, Valentino, que tem origem em Valentinus, significando “valente”, “forte”, “vigorosa”, “cheia de saúde”.

Antônia, é a variante feminina do nome Antônio, que tem origem em Antonius, significando "valiosa", "de valor inestimável", "sem preço".

Nomes que combinam com Maria

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

Os nomes compostos preferidos pelos brasileiros muitas vezes utilizam o nome Maria, tanto na primeira quanto na segunda ordem. Ele é admirado e amado sobretudo por causa da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

Apresenta diversas versões gráficas e é difundido ao redor do mundo. Tem uma origem incerta, provavelmente provém do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana" ou "a vidente”.

Também pode ser derivado do sânscrito Maryáh, que quer dizer literalmente “a pureza", "a virtude", "a virgindade”. São diversas qualidades que todas as mamães e papais querem que a filha carregue.

17. Maria Eduarda

Esse nome é o queridinho para meninas no Brasil, tanto em 2018 quanto até agora em 2019. Se apresenta no topo do ranking, com 3183 registros neste ano.

Personalidades famosas que o carregam são as atrizes Maria Eduarda de Carvalho e Maria Eduarda Machado.

O nome significa “senhora soberana guardiã das riquezas”, “senhora soberana rica guardiã” ou "mulher pura que guarda as riquezas" e "guardiã virgem e rica".

Eduarda tem origem no nome germânico Hadaward, que quer dizer "guardiã das riquezas" ou “protetora dos bens”.

18. Maria Clara

Como o segundo nome feminino mais famoso de 2018 e 2019, apresentou, até agora, 3183 registros somente neste ano. É a composição de dois nomes clássicos, que remetem duplamente ao divino.

Significa “senhora soberana clara”, “senhora soberana brilhante” ou "mulher pura e luminosa" e "mulher virgem e ilustre". Uma figura famosa que o carrega é a humorista Maria Clara Gueiros.

O nome Clara provém do latim Clarus, a partir do adjetivo clara, e significa “brilhante, ilustre”.

19. Maria Luiza

Você não acha que esse nome possui uma sonoridade suave e sutil? Além de apresentar um simbolismo virtuoso. Somente em 2019 já obteve 2280 meninas registradas com ele.

Inclusive a filha do musicista Tom Jobim se chama Maria Luiza Jobim. Esse lnome significa "senhora soberana combatente gloriosa", "guerreira famosa e pura", "mulher virgem famosa na guerra".

Luiza tem origem no germânico Chlodovech, Hlodoviko, Ludwig, que quer dizer “combatente gloriosa”, “guerreira ilustre”, “gloriosa nas batalhas”.

20. Maria Alice

A junção de dois nomes lindos e clássicos sempre é uma ótima opção. A composição resulta em um simbolismo conectado à nobreza, significando "senhora soberana de linhagem nobre".

Entre os nomes favoritos dos brasileiros em 2018 e 2019, Maria Alice apresentou, até agora neste ano, 2070 registros.

Alice tem origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, a qual possui origem germânica, significando “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

21. Maria Cecília

Este é outro nome composto feminino com super tendência. Somente até agora em 2019, já acumula 2246 registros.

Uma personalidade brasileira famosa que o carrega é a cantora de sertanejo Maria Cecília, da dupla ‘’Maria Cecília & Rodolfo’’.

Como o nome Cecília vem do nome de família romano Caecilius, usado como uma homenagem ao ancestral que sofria de cegueira, significa "cega" e "sábia".

Então o nome composto fica com o significado de "senhora soberana cega" ou ‘’sábia e pura’’.

22. Maria Júlia

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

Alguns nomes compostos são mesmo de arrebatar corações e esse é um ótimo exemplo. Com o significado de ‘’senhora soberana e fofa’’ ou "pura e jovem", ele já conseguiu obter 2128 registros até agora em 2019.

Uma figura conhecida na atualidade que o carrega é a jornalista Maria Júlia Coutinho.

O nome Júlia tem origem no latim Julius, derivado do grego Ioulos, ficando com o significado de “fofa”, “macia”, "jovem". Relacionado ao deus romano Júpiter, quer dizer “filha de Júpiter”.

Nomes que combinam com Davi

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

Um nome masculino que sempre esteve nos preferidos dos brasileiros é Davi, que também se popularizou por aparecer na Bíblia Sagrada.

Era o nome de um dos principais reis de Israel, que ficou conhecido por derrotar o gigante Golias quando ainda era muito jovem. Possui características como coragem, obediência e humildade.

Seu nome é muito usado para combinações com outros nomes e significa "o amado", "querido", "predileto", a partir do hebraico Dawid, Dawídh.

23. Davi Lucas

Tanto esse nome quanto sua variação gráfica Davi Lucca são muito populares no Brasil, principalmente após o nascimento do filho do jogador de futebol Neymar, que se chama Davi Lucca.

As duas variações estão entre as principais escolhas de nomes de 2018 e 2019, Davi Lucas com 1534 registros e Davi Lucca com 1513.

Ele significa “o amado que vem da Lucânia”, “querido luminoso”, "predileto e iluminado", lindo demais né?

Lucas tem origem no grego Loukás, um apelido do original Loukanós, que quer dizer "da Lucânia, lucano". Já Loukanós teve origem na palavra lux, que significa "luz", ficando com o sentido de "luminoso" ou "iluminado".

24. Davi Luiz

Esse nome e sua variação gráfica David Luiz, se tornaram muito populares no Brasil, principalmente por conta de ser o nome de um dos principais jogadores de futebol da seleção brasileira.

Significa ‘’o amado combatente glorioso’’, ‘’o querido guerreiro famoso’’ ou ainda ‘’o predileto e famoso na guerra’’. Carrega um simbolismo de ser forte e amoroso ao mesmo tempo.

Luiz tem origem no germânico Hloddoviko, Chlodovech, compostos pelos termos hlot, hlut, que significa "famoso, ilustre, célebre", e wig, que quer dizer "guerreiro”. Ficando "combatente glorioso", "guerreiro famoso" ou "famoso na guerra".

25. Davi Afonso

Uma junção graciosa que apresenta um simbolismo ligado à realeza é essa. É uma ótima opção para quem procura algo que combine com Davi tanto na sonoridade quanto no significado.

Quer dizer ‘’o amado com inclinação nobre’’, ‘’querido e pronto para a nobreza’’ ou ainda ‘’apto e predileto para ser nobre’’.

Afonso é um nome com origem no germânico Adalfuns, formado pela união dos elementos adal, que significa "nobre", e funs, que quer dizer "pronto", "inclinado" ou "apto". Ficando com o significado de "inclinação nobre", "pronto para a nobreza", "nobre aptidão", "apto para ser nobre".

26. João Davi

E por que não juntar dois nomes que vem da bíblia? Tanto João quanto Davi são importantes personagens desse livro sagrado.

João era um dos apóstolos de Jesus Cristo e seu nome provém do hebraico Yehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah, que significa “Javé, Jeová, Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”. Fica com o significado de “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus”.

Por conta disso, a combinação de nomes significa ‘’o amado agraciado por Deus’’ ou ‘’o querido que é a graça e misericórdia de Deus’’.

27. Davi Ricardo

Descubra 28 nomes compostos para bebês tanto masculinos quanto femininos

A combinação desses dois nomes explode em fofura e carinho. Significa “o amado príncipe forte”, “o querido príncipe corajoso” ou ainda “o predileto príncipe forte”.

O nome Ricardo tem origem no nome germânico Ricohard, o qual é composto pelos elementos rik, que significa “príncipe”, e hard, que quer dizer “forte”, “corajoso”. Ficando com o significado de “príncipe forte” ou “príncipe corajoso”.

28. Davi Henrique

Juntando um nome bíblico com outro que era muito usado pela realeza, com diversos reis e príncipes que o carregam ao redor do mundo, não pode falhar como escolha.

Esse nome composto significa “o amado senhor do lar”, “o querido príncipe do lar” ou ainda “o governante predileto da casa”.

Henrique é um título próprio que surgiu a partir do germânico Haimirich, composto pela união dos elementos heim, que significa "lar", "casa", e rik, que quer dizer "senhor", "príncipe", "poder". Significando "senhor do lar", "príncipe do lar" ou "governante da casa".

O artigo foi bom para você? Gostaria de ler outros? Então acessa:

20 nomes compostos diferentes para bebês

Nomes bíblicos: os 20 nomes mais lindos que significam Deus, fé, o divino

Os 30 nomes para bebês gêmeos com os significados