Íris

Significado do Nome Íris

Íris: Significa “mensageira”, “a que leva mensagens pela palavra” ou "arco-íris".

O nome Íris tem origem no grego Íris e, segundo Platão, deriva do verbo eiren, “dizer”, e significa “mensageira" ou "mensageira pela palavra”.

Na mitologia grega Íris era uma deusa mensageira dos outros deuses e se manifestava como um arco-íris colorido no céu, simbolizando sua ligação entre o Céu e a Terra.

A deusa Íris é descrita como uma virgem com asas de ouro, que consegue se mover em todos os lugares do mundo, até mesmo as profundezas do oceano e do mundo subterrâneo.

Muitas vezes, a figura de deusa mensageira de Íris é substituída por Hermes, principalmente na série de contos que formam a Odisseia de Homero.

Em razão da sua representatividade na mitologia grega, alguns autores atribuem o significado de “arco-íris” ao nome Íris. Íris também é o nome de uma flor e, ainda, como se chama a parte colorida dos olhos.

Muitas pessoas confundem o significado do nome Íris com o do nome Ísis. Esta última pertence à mitologia egípcia e é consagrada como a "deusa suprema da Lua e da fertilidade".

Entre algumas variações do nome Íris, está Éris (considerada a deusa da discórdia, na mitologia grega), Iria, Ísis ou Irisalva.

Origem do Nome Íris

Origem: Grega, Mitológica

Locais com o Nome Íris

Outras Informações do Nome Íris

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.