Isis

Significado do Nome Isis

Isis: Significa “adiantar-se”, "nasci de mim mesma, não venho de ninguém", "dona do trono", "deusa da fertilidade e do amor maternal".

De acordo com o historiador Plutarco (46 d.C - 120 d.C), o nome tem origem na palavra iestai, que significa “adiantar-se”.

Isis é o nome de uma deusa egípcia, também conhecida como Sait, Ist, Iset, Aset ou Ueset. Teria um significado semelhante a "eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém".

Este significado pode ser compreendido como um adjetivo para alguém com características de independência, influência e grande poder. 

Na mitologia egípcia, Isis era considerada um modelo para as mulheres e para as mães. Também é considerada a deusa da maternidade e da fertilidade, além de ser mãe do deus Hórus.

A adoração pela deusa Isis se espalhou por todo o mundo greco-romano, chegando em regiões que hoje pertencem à Alemanha. Isis é considerada uma das figuras mitológicas mais importantes da cultura egípcia antiga.

Trata-se, portanto, de um bonito nome feminino cujas meninas com ele registradas podem ser afetivamente chamadas de Isa ou Zizi.

No Brasil, Isis é um nome popular, sendo a versão Ísis (com acento agudo no primeiro "i") muito mais utilizada pelos falantes da língua portuguesa. 

Apresenta como variantes: Íside, em italiano, e Isice, em francês.

Origem do Nome Isis

Origem: Mitológica, Egípcia

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Isis

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.