Isabel

Significado do Nome Isabel

Isabel: Significa “casta”, “pura”; “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”.

Tem origem no nome hebraico Izebel, que quer dizer “casta”, “pura”.

Muitos autores também relacionam a sua origem como a forma medieval do nome Elisabete, que surgiu a partir do hebraico Elishebba. Elisabete significa “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”.

Foi um nome muito difundido na Espanha, em Portugal e na França, tornando-se muito popular entre a realeza do século XII na Europa.

Na Inglaterra foi popularizado no século XIII sob a influência da esposa do rei João I da Inglaterra, Isabel de Angoulême. Esta rainha teria ficado conhecida na época principalmente pela sua beleza.

Outra rainha que ficou muito conhecida com este nome foi Isabel I de Castela. Ela viveu entre os anos de 1474 e 1504 e foi a esposa de Fernando II de Aragão.

Isabel I foi responsável pelas expedições do navegador Cristóvão Colombo que objetivavam as Índias Ocidentais. Diz a lenda que a rainha pagou a viagem do navegador, que o estabeleceu como “descobridor da América”, com as próprias joias, mas esta história nunca foi confirmada.

Santa Isabel é conhecida como a rainha de Portugal. Era espanhola e casou-se com o rei D. Dinis I de Portugal. Foi uma mulher devota e caridosa. Após a morte de seu marido tornou-se franciscana.

É conhecida a lenda do milagre das rosas, segundo a qual a rainha estava saindo para oferecer pão aos pobres quando o rei a viu e perguntou o que ela levava. Respondendo que eram rosas, os pães milagrosamente teriam se transformado nessas flores.

As meninas registradas com esse bonito nome feminino podem ser afetivamente chamadas de Isa ou Bebel.

Origem do Nome Isabel

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Isabel

Outras Informações do Nome Isabel

Derivações do Nome Isabel

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.