Isabela

Significado do Nome Isabela

Isabela: Significa “casta”, “pura”, "Deus é juramento" ou "consagrada a Deus".

Isabela é uma variante do nome Isabel, que tem origem no nome hebraico Izebel, que significa “casta, pura”.

Alguns estudiosos consideram que este nome tenha relação com o nome Elisabete, aparecendo como sua forma medieval. Elisabete vem do hebraico Elishebba e significa “Deus é juramento” ou “consagrada a Deus”.

Popularidade

Isabela é bastante utilizado no Brasil como nome próprio feminino, sendo mais de 200 mil as suas portadoras.

Sua forma original foi muito difundida na Espanha, em Portugal e na França, tornando-se popular entre a realeza do século XII na Europa.

Na Inglaterra, foi popularizado no século XIII sob a influência da esposa do rei João I da Inglaterra (Isabel de Angoulême), que ficou conhecida principalmente pela sua beleza.

Personalidade Histórica

A princesa Isabel (1846-1921) é a personalidade histórica com esse nome mais destacada no nosso país. Isabel do Brasil teve um papel marcante na abolição da escravatura no Brasil, motivo pelo qual ficou conhecida como "Redentora dos Escravos".

Variantes

Pode ter chegado ao português como uma adaptação à variante francesa Isabelle. Outras variantes comuns deste nome são Isabella e Isabelly.

Termos Afetivos

As portadoras desse bonito nome feminino podem ser afetivamente chamadas de Isa​ ou Bela.

Origem do Nome Isabela

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Isabela

Outras Informações do Nome Isabela

Isabela

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.