Isabelle

Significado do Nome Isabelle

Isabelle: Significa: “casta”, “pura”, “Deus é o juramento”, “Deus é plenitude”.

Isabelle partilha do mesmo significado de Isabel, do hebraico Izebel, que quer dizer “casta”, “pura”. Sua origem remete, ainda, ao também hebraico Elishebha que, por sua vez, deu origem ao nome latino Elisabeth dos elementos El, que significa “Deus” e sab, que significa “jurar ou abundância”, resultando em “Deus é o juramento” ou “Deus é plenitude”.

Trata-se, portanto, de um bonito nome feminino - uma das versões francesa ou alemã de Isabel - e carrega consigo uma simbologia divina tendo em conta a origem do seu nome.

No Brasil, tem destaque a princesa Isabel, filha de D. Pedro II, a qual ficou especialmente conhecida pelo fato de ter assinado a Lei Áurea, em 1888 - lei que extinguiu a escravidão no Brasil.

Em Portugal, é alvo de bastante devoção popular a rainha Santa Isabel. Ficou conhecida como “rainha das rosas” em decorrência do episódio em que ao sair do castelo para levar pão aos pobres e tendo sido surpreendida por seu marido - D Dinis - diz-lhe que leva rosas quando ele pergunta o que leva escondido no seu vestido. Não sendo época dessas flores, D. Dinis duvida da esposa e pede para vê-las. Ao mostrar o que trazia embrulhado apareceram rosas no lugar dos pães que escondia.

As pessoas que recebem esse nome são frequentemente chamadas de forma afetiva de Isa, Belli, como também Bel ou Bebel.

Origem do Nome Isabelle

Origem: Hebraica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Isabelle

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.