Isa

Significado do Nome Isa

Isa: Significa "casta", "pura", "Deus é salvação" ou "dádiva de Ísis". 

Isa é formado pelo diminutivo de nomes como Isabel ou Isadora, de origem hebraica e grega, respectivamente. 

Isa, no entanto, é também a variante árabe do nome Jesus, sendo considerado um nome masculino em alguns países. No Brasil, no entanto, Isa é predominantemente um nome feminino, utilizado quase sempre como apelido para meninas chamadas Isabel, Isadora ou derivados. 

Na versão árabe de Isa, ​Jesus, é a versão em português do nome grego Iesous, que é uma adaptação do aramaico Yeshu'a

No original é uma versão contraída do nome Yehoshu'a, que se traduz no português como "Josué", equivalente a Jesus em significado.

O nome Isabel, por sua vez, ​tem origem no hebraico Izebel, que quer dizer “casta”, “pura”, mas muitos autores relacionam a sua origem como a forma medieval do nome Elisabete, que surgiu no hebraico Elishebba, e significa “Deus é juramento” ou “consagrada de Deus”.

Já o nome Isadora, que também está associado à Isa, ​surgiu a partir do nome Ísis, que era conhecida como a deusa egípcia da maternidade e fertilidade.

Isadora é uma das variantes femininas do nome Isidoro. Também existe a forma Isidora

A origem do nome é o grego Isídoros, formado pelas palavras Isis (nome da deusa egípcia) e dôron, que quer dizer "presente", "dom" ou "dádiva".

Origem do Nome Isa

Origem: Grega, Hebraica, Árabe

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Isa

Outras Informações do Nome Isa

Isa

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.