Leonardo

Significado do Nome Leonardo

Leonardo: Significa “valente como um leão”, “forte como um leão”.

Leonardo tem origem no nome germânico Leonhard, formado pelos elementos levon, que quer dizer “leão”, e hardu, que significa “valente, corajoso, ousado”.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome que chegou até à língua portuguesa através do latim leo, o mesmo que "leão", em português.

Assim, Leonardo reflete a simbologia do animal considerado o "rei da selva". Além de força, é também uma referência de poder, sabedoria e justiça.

Os meninos registrados com esse nome masculino costumam ser afetivamente chamados de Léo.

Uma das personalidades históricas mais populares com este nome é o famoso Leonardo da Vinci. Pintor e inventor italiano que viveu durante o Renascimento, é muito conhecido pelo quadro “Mona Lisa” e pelo desenho do “Homem Vitruviano”.

Leonardo da Vinci nasceu na Itália e é considerado um dos artistas mais importantes do mundo. Destacou-se como cientista, músico, matemático, engenheiro, pintor, inventor, anatomista, escultor, arquiteto, botânico e poeta.

Na língua inglesa, a variante mais comum do nome Leonardo é a versão Leonard. O nome também é comum em outros países que sofreram influência da cultura anglo-saxônica.

No Brasil, tem destaque Leonardo, cantor de música sertaneja cujo nome verdadeiro é Emival Eterno da Costa. Leonardo ficou famoso nas décadas de 1980 e 1990 com a dupla que fazia com seu irmão que se chamava Leandro e Leonardo.

Origem do Nome Leonardo

Origem: Teutônica, Germânica

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Leonardo

Locais com o Nome Leonardo

Outras Informações do Nome Leonardo

Leonardo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.