Melissa

Significado do Nome Melissa

Melissa: Significa “abelha”.

Melissa tem origem no grego Melissa. Derivado da palavra mélissa, chegou até a nós através do latim Melissa, que quer dizer literalmente “abelha”.

O nome nasceu na mitologia grega, através de uma ninfa que cuidou e amamentou Zeus quando criança.

De acordo com a lenda, Melissa foi levada ao sacrifício pelos seus pais aos deuses, e teve o seu corpo transformado em abelhas.

Foi utilizado como um nome inglês pela primeira vez no século XVI. Dava nome a uma fada no poema épico “Orlando Furioso” de Ludovico Ariosto, publicado em 1516.

Sua popularidade inicialmente foi influenciada no século XVIII pela associação do nome com a fada boa. Assim, chegou a ser adotado por vários membros de famílias aristocratas de muito influência na Grã-Bretanha.

Melissa possui a mesma raiz etimológica que o nome Débora. Ambos carregam a simbologia da abelha, a qual representa a alma e a sabedoria, entre outros.

No Brasil, Melissa é um nome predominantemente feminino e bastante popular, assim como as suas variantes Melyssa ou Mellissa.

As pessoas que são batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Mel, Meli ou Lissa, por exemplo.

Melissa officinalis é o nome científico de uma planta medicinal muito conhecida dos brasileiros, a erva-cidreira.

Origem do Nome Melissa

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Melissa

Melissa

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.