Melinda

Significado do Nome Melinda

Melinda: Significa “mel”, “doce como o mel”, “mulher doce”; “linda e doce como o mel”.

O nome Melinda, provavelmente, tem origem grega. Segundo a onomástica, ele estaria ligado ao nome Melitinna, cuja raiz é meli e significa “mel”. Por extensão, o nome teria o sentido de “doce como o mel”, “mulher doce”.

Trata-se, sem dúvida, de um bonito nome predominantemente feminino que reflete doçura e, ainda, suavidade. Assim, é possível que ternura, meiguice e outras qualidades de encantamento estejam presentes nas características das meninas que sejam registradas com esse nome próprio.

No nosso país, é comum atribuir aos filhos um nome que tenha como resultado a junção de dois elementos, quer seja o nome dos pais ou, possivelmente, de duas palavras significativas que tendem a exprimir beleza. Nesse sentido, Melinda seria o resultado do substantivo “mel” com o adjetivo “linda”, o qual, por extensão, carregaria o seguinte significado: “linda e doce como o mel”.

Quem recebe esse nome pode ser afetivamente chamada de Mel ou Linda.

Apresenta como variante gráfica Melina (sem o d), bem como essa forma - além de Mélinda ou Mélina - é utilizada na língua francesa.

Tem destaque Melinda French Gates, esposa de Bill Gates - o fundador da Microsoft. Melinda já foi considerada a 10.ª mulher mais poderosa do mundo.

Origem do Nome Melinda

Origem: Grega

Outras Informações do Nome Melinda

Melinda

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.