Melina

Significado do Nome Melina

Melina: Significa “mel”, “doce como o mel”, “mulher doce”.

O étimo de Melina é provavelmente grego. De acordo com estudiosos da onomástica, o significado desse bonito nome predominantemente feminino é “mel”. 

Ele teria surgido a partir do nome grego Melitinna, cuja raiz é meli e significa “mel”. Assim, por extensão, o nome tem o sentido de “doce como o mel”, “mulher doce”.

Acredita-se que as meninas registradas com esse nome, que tem como variante Melinda, se tornem pessoas dóceis e meigas.

Afetivamente Melina costuma ser chamada pelo apelido Mel, refletindo ainda mais a doçura do seu nome. Outro apelido possível é Lina, embora o primeiro seja mais recorrente.

Melinda é a variante inglesa do nome, tal como na França onde, entretanto, leva acento agudo na letra e - Mélinda ou Mélina.

Melinda French Gates é o nome da esposa do fundador da Microsoft - Bill Gates - e já foi considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo.

Há fontes que indicam outras origens, tal como do grego mélaina, de onde surgiram nomes como Melanie e Melena, que literalmente significa “negra, escura”, mas essa possibilidade deve ser descartada.

Outras, ainda, apontam sua origem a partir do grego Melissa, que significa “abelha” e, em virtude do seu significado, é muitas vezes confundido com Melina em função da associação da abelha com o mel.

Origem do Nome Melina

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Melina

Melina

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.