Débora

Significado do Nome Débora

Débora: Significa “abelha”, "mulher trabalhadora e esforçada".

Originado no hebraico Debhoráh, que quer dizer “abelha”, tem como raiz semítica o elemento d-b-r, que significa “zumbir, zunir”, e dabhár, que significa “palavra”.

Simbologia da Abelha

Nesse sentido, em decorrência da simbologia da abelha, Débora carrega consigo a representação da alma, da sabedoria, da ressurreição, da vitória, entre outros. Por isso, o nome reflete as suas portadoras as qualidades de trabalho e esforço.

Por extensão, o nome significa "mulher trabalhadora e esforçada".

Personalidades Históricas

A personagem bíblica Débora é mencionada no Antigo Testamento como uma juíza profetisa que reorganizou as tribos de Israel contra o domínio de Canaã. Ela foi a responsável por levar os israelitas à vitória contra os cananeus.

Por influência da personagem bíblica e do seu significado positivo, o nome Débora foi muito popular entre os judeus. Foi adotado pelos puritanos ingleses pela primeira vez apenas após a Reforma Protestante, tornando-se muito comum por volta do século XVII.

Existe ainda outra personagem bíblica com este nome, também citada no Antigo Testamento, como a mãe de Ananiel, que ficou conhecida como a enfermeira fiel de Rebecca.

Variantes

Existem variantes em várias línguas: Dèbora, em italiano; Deborah ou Debrah, em inglês, e Debora, em alemão.

Termo Afetivo

É comum que as meninas registradas como Débora sejam afetivamente chamadas de Debby.

Origem do Nome Débora

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Débora

Derivações do Nome Débora

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.