Luciano

Significado do Nome Luciano

Luciano: Significa “da natureza do luminoso”, “nascido na luz”.

Luciano tem origem a partir do latim Lucianus, um nome de família romana, que deriva do nome Lúcio e quer dizer “de Lúcio”, “pertencente a Lúcio”, “da natureza de Lúcio”.

Lúcio surgiu a partir do latim Lucius, que deriva da raiz lykelucluk, que deu origem a palavra lux, que quer dizer “luz”, e significa “o luminoso”.

Algumas teorias sugerem que em alguns países, a origem etimológica do nome Luciano tenha se originado a partir do grego Loukás, que também se baseia na raiz lux, que significa “luz”.

Na Antiguidade foi nome de um escritor e humorista grego vivido no século II, conhecido como Luciano de Samósata.

Entre os brasileiros, Luciano é predominantemente um nome masculino e bastante popular. A versão feminina deste nome é Luciana, e também é muito utilizado.

As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Lu ou Luci, por exemplo.

Este nome ficou bastante popular no Brasil a partir da década de 1990 por causa do sucesso da dupla musical Zezé Di Carmargo & Luciano.

Origem do Nome Luciano

Origem: Latina

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Luciano

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.