Lucca

Significado do Nome Lucca

Lucca: Significa “habitante da Lucânia” ou “aquele que pertence a luz”, “o luminoso”.

Lucca é uma variante italiana do nome Lucas, assim como o também comum Luca

Etimologicamente, o nome Lucca vem do grego Loukás e significa "habitante da Lucânia". A raiz desta palavra, no entanto, seria lyke, que significa significa "luz” ou “iluminado”.

A Lucânia teria sido o nome da região situada entre o sul da Itália, o Mar Tirreno e o Golfo de Taranto. Antigamente, os habitantes desta localidade eram chamados de loukás.

Embora esse nome não esteja diretamente relacionado com o latim, o étimo leucos significa "branco".

O nome Lucca teria surgido primeiramente na Inglaterra durante o século XII, na forma de Luka e Luke, sendo depois espalhado para o resto da Europa e sofrendo as alterações na grafia de acordo com o idioma de cada país.

Lucca é o nome de uma atual cidade italiana, localizada na região da Toscana, conhecida por ser a terra natal de Puccini, um famoso compositor de ópera.

Lucca e Luca são nomes bastante populares no Brasil. São predominantemente masculinos e modernos, por serem curtos e com uma sonoridade agradável.

Normalmente, não são atribuídos apelidos para Lucca, devido a simplicidade natural deste nome.

Ao invés disso, quem se chama Lucas costuma ser apelidado de Luca, por exemplo.

Origem do Nome Lucca

Origem: Grega

Locais com o Nome Lucca

Outras Informações do Nome Lucca

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.