Luca

Significado do Nome Luca

Luca: Significa “aquele que traz a luz”, “luminoso”, “brilhante” ou “o habitante da Lucânia.

Luca é uma variante italiana do nome latino Lucas, que por sua vez se originou a partir do grego loukás e Loukanos, que significa “da Lucânia” ou “lucano”.

Loukanos teria se originado a partir da raiz lyke, luk e luc, que quer dizer “luz”, sendo que o nome Luca ainda teria o significado de “luminoso” ou “brilhante”.

Lucânia foi o nome de uma região situada no sul da Itália entre o Mar Tirreno e o Golfo de Taranto.

Atualmente, Luca ou Lucca é o nome de uma comuna italiana, localizada na região da Toscana, conhecida por ser a terra natal de Puccini, um famoso compositor de ópera.

Este nome teria surgido primeiramente na Inglaterra durante o século XII, na forma de Luka e Luke, sendo depois espalhado para o resto da Europa e sofrendo alterações na grafia.

Luca também é bastante comum como um sobrenome, assim como as versões De Luca e Di Luca. No Brasil, o apresentador de televisão e ator Bruno De Luca é um exemplo.

No Brasil, Luca é um nome predominantemente masculino, mas existem variações que são também utilizadas para batizar pessoas do sexo feminino, como Luka, por exemplo.

Em países como a Hungria e a Croácia, Luca é também um nome feminino.

Origem do Nome Luca

Origem: Grega, Italiana

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Luca

Luca

Categorias Relacionadas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.