Acácio

Significado do Nome Acácio

Acácio:

Significa “inocente”, “sem maldade”, “que não tem malícia”.

Acácio é um nome português que surge como  variante masculina de Acácia, o qual tem origem no grego akákios, que significa “inocência”, “que não tem maldade”.

Deu nome aos primeiros cristãos, e era um dos sobrenomes do deus grego Hermes (Mercúrio para os romanos), o qual era assim chamado pelo fato de ser um deus que não fazia mal aos homens.

Hermes era filho de Zeus, o deus dos deuses, e era a divindade responsável pela riqueza, pela fertilidade, pela linguagem, entre outros.

Partilha do mesmo significado de Inocêncio, o qual surge do latim Innocentiu, que significa literalmente “inocente; que não faz mal algum”.

Popularidade

De acordo com o Censo Demográfico 2010 eram mais de 8 mil os seus portadores na altura da pesquisa, com maior taxa de incidência no estado de Sergipe.

O nome foi popular especialmente na década de 80, a partir de quando o número de registros começou a reduzir.

Isso faz dele um nome original. Bonito, especialmente em virtude do seu significado, os meninos com ele registrados podem ser afetivamente chamados de Cacinho.

Variantes

Akacio é sua variante gráfica. Enquanto em outras línguas apresenta as formas: Acacio (sem acento), em espanhol; Agazio, em italiano, e Acace, em francês.

Origem do Nome Acácio

Origem: Grega

Outras Informações do Nome Acácio

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.