Yasmin

Significado do Nome Yasmin

Yasmin: Significa “jasmim”, "flor perfumada".

Yasmin tem origem no nome persa Yasmin, Yasamen, que quer dizer literalmente “jasmim”. Jasmim é uma espécie de flor originária da Ásia muito perfumada, utilizada desde muito tempo na confecção de fragrâncias e perfumes.

O óleo que traz a essência de jasmim, dependendo da origem da espécie, pode ter um valor mais caro que o mesmo peso de ouro.

No Hinduísmo acredita-se que o Kama, o deus do amor, adicionava uma flor de jasmim em suas flechas para distribuir afeto ao coração das pessoas. A partir desta fábula, a flor de jasmim está relacionada ao amor para os hindus.

Nos países de língua inglesa é mais utilizado através da variante Jasmin ou Jasmine, as quais foram encontradas na Inglaterra no final do século XIX. Nessa época, era muito comum a adoção de nomes de flor e plantas como nome próprio.

O nome é adotado frequentemente pelos muçulmanos e pelos povos que sofrem sua influência.

O nome foi difundido mundialmente através da variante Jasmine, utilizada como nome da personagem do filme de animação da Disney de 1992 “Aladdin”.

Jasmine era a princesa de Agrabah e até hoje é considerada uma das “Princesas Disney”. A personagem apareceu ainda em mais duas continuações do primeiro filme, “O Retorno de Jafar” e “Aladdin e os 40 Ladrões”.

Origem do Nome Yasmin

Origem: Persa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Yasmin

Derivações do Nome Yasmin

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.