Maia

Significado do Nome Maia

Maia: Significa "grande", ou "água", ou "ilusão", ou ainda "mãe".

É um nome com origem obscura, que provavelmente surgiu a partir do latim maia ou mai, que quer dizer "grande".

Na mitologia grega/romana Maia é a deusa da Primavera, da fertilidade, da terra e do renascimento, que deu origem ao nome do mês de Maio. Segundo a tradição, era ela quem dava vida às plantas e fazia as flores desabrocharem após o inverno.

De acordo com a mitologia grega, Maia é uma das sete Plêiades, estrelas que formam a constelação de Touro. Ela é filha de Atlas e Pleione, e a mãe de Hermes.

Existe a possibilidade do nome Maia ter sido originado como uma variante de Maya, que possivelmente surgiu no hebraico mayim, que quer dizer "água" ou no sânscrito maya, que significa "ilusão", ou ainda no tupi maya, que quer dizer "mãe".

O nome Maia ainda pode ter surgido por influência do povo maia, uma civilização que viveu na América Central entre os anos 1.000 a.C e 900 d.C e ganhou destaque mundialmente em 2012, quando especularam que o calendário Maia determinava que o "fim do mundo" seria em dezembro deste ano.

Origem do Nome Maia

Origem: Hebraica, Tupi, Latina, Sânscrita

Locais com o Nome Maia

Outras Informações do Nome Maia

Maia

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.