Maya

Significado do Nome Maya

Maya: Significa "ilusão”, “magia”, “mãe”, “água”, “boa mãe”, “grande”.

Maya é um nome feminino que apresenta muitas possibilidades de origem, como a língua sânscrita, o hebraico, o grego, o latim e o tupi. Dessa forma, também possui muitos significados atrelados a ele.

As diversas possibilidades de étimo do nome Maya refletem bonitas simbologias: a de transformação e limpeza, em analogia à água; a de origem e amor, em uma referência à mãe e a de magia e espiritualidade, em referência aos significados derivados da língua sânscrita.

A partir do sânscrito (língua ancestral do Nepal e da Índia), Maya é um termo filosófico que significa “ilusão” ou “magia”. Ele é formado a partir dos elementos ma, que significa “medir, marcar, construir” e ya, que significa “aquilo”. No hinduísmo, Maya é ainda um nome alternativo para a deusa Lakshmi, personificação da prosperidade.

Alguns estudos apontam para a origem indígena do nome Maya. A partir da língua tupi, Maya significaria “mãe”. Deste nome, surge ainda Mayara, nome feminino que significa “bisavó”.

No hebraico, o nome Maya é originado a partir da palavra mayim, que significa “água”.

Em grego, a variante Maia significa “boa mãe”. De acordo com a mitologia grega, Maia era a deusa da fecundidade e a mãe do deus Hermes. Para os romanos, Maia era a deusa da primavera e do renascimento e é dele que deriva o nome do mês de maio. Isto acontece, pois esses povos acreditavam que a deusa era a responsável por fazer todas as plantas ganharem vida e as flores desabrocharem depois dos períodos frios do inverno, onde tudo estava sem vida e cinza.

Existe ainda a possibilidade do nome Maya ter sido originado como uma variação de Maia, a partir do latim maia ou mai, que significa "grande" ou ainda como uma referência ao povo Maia, civilização que habitou a América Central entre os anos 1.000 a.C e 900 d.C.

Nomes que combinam com Maya

O nome Maya pode dar origem a nomes compostos muito bonitos. Entre eles, podemos destacar:

Maya Vitória: significa “boa mãe vitoriosa”, “ilusão vencedora”.
Ana Maya: significa “graciosa mãe”, “graciosa magia”.
Rosa Maya: significa “mãe da bela flor”, “bela flor da magia”.
Maya Madalena: significa “mãe que vive na torre de Deus”.
Aurora Maya: significa “magia do nascer do sol”.
Maya Isabel: significa “mãe que cumpre promessas”.
Maya Helena: significa “mãe reluzente”, “magia reluzente”.

Veja mais nomes compostos que combinam com Maya

Personalidades com o nome Maya

Uma das personalidades mais famosas com o nome Maya foi a poetisa e ativista estadunidense Maya Angelou, que atuou nos movimentos de luta pelos direitos civis nos Estados Unidos nos anos de 1960, juntamente com figuras como Martin Luther King Jr. e Malcolm X.

A escritora recebeu aclamação mundial pelo seu livro de memórias “I Know Why the Caged Bird Sing” (Eu Sei por que o Pássaro Canta na Gaiola), no qual revela o racismo que sofreu no sul dos Estados Unidos durante a infância.

Popularidade do nome Maya

O nome Maya pode ser encontrado com maior incidência em países como a Índia, o Nepal e a Indonésia, onde é utilizado majoritariamente como nome feminino. Nesses países, as variações Mâya, Mayã e Mayá também são muito populares.

Origem do Nome Maya

Origem: Hebraica, Tupi, Latina, Sânscrita

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Maya

Maya

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.