Maya

Significado do Nome Maya

Maya: Significa "água", "mãe", "grande", "ilusão".

Maya é um nome com uma série de possibilidades de origem. Pode ter surgido do hebraico mayim, que significa "água", ou do tupi maya, que quer dizer "mãe".

Assim, embora não se possa afirmar qual a sua origem, as diversas possibilidades de étimo refletem bonitas simbologias: a de transformação e limpeza, em analogia à água e a de origem e amor, numa referência à mãe.

Há ainda a possibilidade do nome Maya ter sido originado como uma variação de Maia, a partir do latim maia ou mai, que significa "grande", ou ainda como uma referência ao povo maia, uma civilização que se destacou pelas suas capacidades incríveis e que habitou a América Central entre os anos 1.000 a.C e 900 d.C.

Na antiga civilização greco-romana, Maya (com grafia "Maia") era conhecida como a deusa da terra, da Primavera e do renascimento, da qual deriva o nome do mês de maio. Acreditavam que ela era a responsável por fazer todas as plantas ganharem vida e as flores desabrocharem depois dos períodos frios do inverno, onde tudo estava sem vida e cinza.

É possível, ainda, que derive do sânscrito maya que quer dizer "ilusão". A partir do sânscrito, Maya é o nome da mãe de Buda, segundo a tradição budista, e também pode ser utilizado como outro nome para denominar a deusa hindu Durga.

As pessoas registradas com o nome Maya costumam ser afetivamente chamadas pelo apelido “May”.

Origem do Nome Maya

Origem: Hebraica, Tupi, Latina, Sânscrita

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Maya

Maya

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.