O sucesso de A Casa de Papel tem inspirado alguns nomes diferentes pelo mundo.

Neste artigo, selecionamos os nomes reais e fictícios dos personagens de A Casa de Papel que podem inspirar nomes legais para o seu bebê, pet, ou o que mais quiser. E claro: estamos sempre atentos aos significados!

Os nomes reais e diferentes de A Casa de Papel

A série de língua não-inglesa mais assistida da história da Netflix dá codinomes de cidades aos personagens, que também têm nomes reais com significados interessantes. 

Alison 

Na série, Alison é uma adolescente superprotegida pelo pai (embaixador britânico), e também uma garota nerd. O nome, que no Brasil é mais utilizado por pessoas do sexo masculino, tem duas possibilidades de origem, uma francesa e outra inglesa. 

Para conhecer a história do nome, clique nele logo acima, mas adiantamos que significa "de nascimento nobre" ou "filho (a) de Alice". 

A primeira hipótese tem tudo a com o personagem, não é?

A título de curiosidade, Adelaide e Alice carregam o mesmo sentido de Alison. Podem ser inspirações para você também!

Angel

Parece que os produtores de A Casa de Papel não se importam com gênero quando se trata de nomes. Ángel, na série, é um inspetor. De fato, este nome é relativamente comum para homens em países latinos.

Como o nome denuncia, Angel é a versão abreviada de Ângelo ou Ângela, nomes que surgiram a partir do latim angelus, termo que era relativo aos seres do paraíso descritos pela Bíblia: os anjos.

Tokyo

Nomes inspirados na série A Casa de Papel

A máquina atiradora da série, Tokyo, é uma mulher forte que tem o codinome da capital do Japão. 

Seu nome verdadeiro é Silene Oliveiral. Apesar de parecer durona, Tokyo é muito amiga e pegou o coração dos fãs com o seu jeito.

O nome Tokyo originalmente remete àquela parte de um rio, próxima à foz no mar, onde a água doce se confunde com a salgada. Específico, não é?

Já o nome Silene não é comum no Brasil, sendo duas inspirações parecidas: Silene ou Selena. O primeiro vem de um termo grego, Σειληνός (Seilenós), utilizado como xingamento entre gregos e romanos. 

Já o segundo, tem uma inspiração que combina muito com a personagem da A Casa de Papel

Segundo a mitologia grega, todas as armas conquistadas pelos gregos dos inimigos eram dedicadas à Selena, deusa da lua, cujo nome deriva da palavra selas, que significa "luz", "brilho". 

Arturo 

Uma variação criativa do nosso conhecido, e querido, nome Arthur. O diretor da Casa da Moeda não é lá um dos personagens mais admiráveis da série, mas seu nome, convenhamos, é bonito e diferente. 

Artur, ou Arthur, é um nome gaélico cujos significados podem ser "homem urso", "rei urso", "forte", "nobre" ou "corajoso": nada do que é o personagem! 

Berlim

E não é que a capital alemã dá um bom nome para pessoa? Como qualquer fã já deve ter percebido, os nomes reais dos personagens envolvidos no assalto à Casa da Moeda são substituídos por codinomes que imitam várias capitais do mundo. 

No entanto, vários deles soam muito comuns! 

As teorias por trás desse nome apontam para um significado que remete a "limite", "borda". Se pensarmos na palavra em si, o termo "Bear" deriva de Bär, que significa urso, em alemão. É por isso que o mascote da cidade é um urso. 

Também vale lembrar do nome verdadeiro do personagem: Andrés. No Brasil, estamos acostumados com a versão sem o "s" no fim: André. É um nome de origem grega que significa "másculo", "viril", "masculino"

Denver

Nomes inspirados na série A Casa de Papel

A capital do colorado é o codinome de Daniel Ramos, o personagem de A Casa de Papel que é um mix de impulsividade e generosidade. A bomba-relógio da série tem um codinome toponímico (originado a partir de um lugar), de origem francesa, e que significa "da Antuérpia". 

Já seu nome verdadeiro é bastante comum no Brasil e tem origem hebraica, a partir do original Daniyyel, formado pela junção dos elementos dan, que significa “aquele que julga, juiz”, e El, que quer dizer “Senhor, Deus”. Sendo assim, seu nome tem o sentido de  “o Senhor é meu juiz” ou, como diz o ditado popular “só deus pode me julgar”! ;)

Helsinki

Tanto o codinome de Helsinki, o bruto da série, quanto o seu nome verdadeiro, Yashin Dasáyev, estão entre os mais diferentes da Casa de Papel

Helsinki é a capital da Finlândia, e a origem do nome é incerta. Pode ser derivado da palavra sueca helsing, uma forma arcaica de escrever hals, que simboliza pescoço. No caso, não um pescoço humano, mas aquela parte mais estreita de um rio. 

Já Yashin é um nome muito comum para o qual não encontramos o significado. Ele lembra muito, no entanto, o nome feminino Yasmin, de origem persa, que significa "jasmim", "flor perfumada". Consegue imaginar um Helsinki delicado como uma flor?

Mônica

A secretária - e refém - da Casa da Moeda é uma mulher bonita, gentil e educada, mas um pouco perdida na vida. Sempre faz escolhas erradas, inclusive a respeito das pessoas com quem se relaciona.

O engraçado é que a personalidade combina um pouco com o seu nome. Mônica é um nome grego, vem de Mónikos, derivado da palavra mónos, que quer dizer "um", e significa "", "solitária". 

Moscú

O paizão da turma, Moscú, é um homem doce e gentil, e muito talentoso com metais. Seu nome verdadeiro é Agustín Ramos. 

Moscú, a capital da Rússia, é um nome de origem russa cujo significado é incerto, podendo ter relação com "rio", ou "pântano". Já o nome Agustín, pode aludir a dois nomes masculinos conhecidos pelos brasileiros: Agostinho ou Augusto

A origem e significado são os mesmos: vem da palavra latim Augustus, que quer dizer "sagrado", "consagrado", "extraordinário". 

Nomes de A Casa de Papel que podem inspirar o nome do seus filhos

Nairobi

Nomes inspirados na série A Casa de Papel

A marcante e original Nairobi carrega o nome da maior cidade da África Oriental, capital do Quênia. A garota, que vê no assalto a chance de recuperar a custódia do filho, chama-se originalmente Ágata Jiménez. 

Não podemos afirmar ao certo a origem do nome da cidade africana, algumas fontes indicam, no entanto, para um significado relacionado a "lugar de águas frias".

Ágata, no entanto, é um lindo nome feminino derivado da palavra agathós, que quer dizer "bom". Tudo a ver com a personagem, não é? 

Oslo

Oslo, ou Dimitri Mostovói, é o outro sérvio que compõe a "força bruta" necessária para o plano de assalto à Casa da Moeda. Um homem fechado que pouco mostra sua personalidade. 

Não sabemos a origem e significado de Oslo, que é a atual capital da Noruega, mas sobre Dimitri podemos afirmar que é um nome bem popular na Rússia. 

Seu sentido remete a uma origem grega, Demétrios, que significa literalmente "consagrado à Deméter". Deméter, por sua vez, é a deusa da agricultura na mitologia. Por isso, esse nome inspirado em A Casa de Papel está relacionado à "mãe terra". 

Pablo

Nomes inspirados na série A Casa de Papel

Este nome é conhecido de outras série de sucesso, Narcos. Aqui, o personagem Pablo não é um traficante. É um garoto bonito, egocêntrico e bem educado e acaba sendo feito refém do assalto. 

Seu nome é uma variante espanhola do nome Paulo, vindo do latim Paullus, que significa "pequeno" ou "baixo". 

Raquel 

A mulher encarregada de negociar a libertação dos reféns e acabar com o assalto mais famoso das séries do momento. Forte, inteligente e tendo que lidar com um mundo machista, a personagem também ganhou o coração do público. 

Seu nome está relacionado com o que ela tenta fazer o tempo todo na série: resolver as coisas na paz. Raquel é um nome hebraico, vindo de Rahel, que quer dizer literalmente "ovelha". Tem o sentido de "mansa" ou "pacífica". 

Rio

A capital turística do Brasil foi o codinome escolhido para Aníbal Cortés, um hacker imaturo, mas muito inteligente. 

A palavra "rio" vocês já sabem o que significa, já Aníbal é um nome de origem fenícia. Ilude ao principal deus da cultura fenícia, Baal. O nome deriva Hhannibaal, onde hannah significa "graça". Sendo assim, tem o sentido de "Baal é gracioso". 

Sérgio

O cérebro, Professor, a pessoa que planejou cada detalhe do assalto à Casa da Moeda. Sergio Marquina tem um nome que remete, de certa forma, à sua função na série. 

Sérgio é um nome provavelmente de origem etrusca, que significa "guardião" ou "aquele que protege".

Se considerarmos, no entanto, a origem latina, vindo da palavra servius, pode significa "servo" ou "escravo", um sentido completamente diferente! 

E então, gostou da nossa seleção de nomes inspirados em A Casa de Papel? Isso indica que você pode gostar de: