Sérgio

Significado do Nome Sérgio

Sérgio: Significa “protetor” ou “guardião”.

Sérgio é um nome de origem incerta. Provavelmente tem origem no etrusco, que no latim seria traduzido para Sergius. Nesse sentido, significaria “guardião” ou “aquele que protege”.

Há também algumas fontes que o relacionam a uma origem do latim servius (o mesmo que Sérvio, em português), que poderia ser traduzido para “escravo” ou “servo”. No entanto, ambas as teorias são incertas.

Este nome ainda se transformou em um nome gentílico na Roma Antiga, conhecido por gens Sérgia ou gens Sergii, em latim.

É um nome muito popular entre os eslavos, principalmente pela influência do padroeiro da Rússia São Sérgio de Radonej. É um dos mais venerados santos russos, que deu nome a diversos papas.

Nascido na cidade de Rostov (Rússia) em 1314, São Sérgio de Radonej é considerado um personagem muito importante na construção da história medieval russa.

De acordo com a tradição, São Sérgio afastou-se da vida mundana e foi viver em uma floresta moscovita, onde passou algum tempo com um urso domesticado como companheiro.

Entre os brasileiros, Sérgio é um nome masculino bastante popular. No nosso país, os meninos assim registrados costumam ser afetivamente chamados de Serginho.

Apresenta como variantes Serge, em francês; Serghei e Sergéy, em russo.

Origem do Nome Sérgio

Origem: Latina, Etrusca

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Sérgio

Sérgio

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.