Mônica

Significado do Nome Mônica

Mônica: Significa “só”, “solitária”, “viúva”.

Mônica é um nome de origem incerta, que provavelmente tem origem no grego Mónikos derivado da palavra mónos, que quer dizer “um”, e significa “só”, “solitária”, “viúva”.

Há alguns autores que atribuem um significado equivocado de “conselheira”, através do latim monere que quer dizer “avisar”, o que deve ser descartado.

A variante inglesa sem acento tem sido utilizada nos países de língua inglesa desde o século XVIII.

É nome de uma santa nascida em Tagaste, uma cidade antiga localizada no norte da África. Santa Mônica é a mãe de Santo Agostinho e viveu durante o século IV, é contado que a sua fé foi o que conduziu o seu filho à conversão ao cristianismo.

No Brasil é muito conhecido também através da personagem principal da história em quadrinhos “Turma da Mônica”, criada pelo cartunista paulista, Maurício de Sousa. A série foi publicada em 1959, mas a personagem Mônica só surgiu em 1963 em uma tira do Cebolinha, outro personagem da série.

A personagem Mônica foi inspirada em uma das filhas do Maurício de Sousa e sempre está acompanhada do seu coelhinho de pelúcia, chamado Sansão.

Origem do Nome Mônica

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Mônica

Outras Informações do Nome Mônica

Mônica

Derivações do Nome Mônica

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.