Mona

Significado do Nome Mona

Mona: Significa “pequena nobre”; “aquela que tem propósitos”, “mulher de objetivos”; “minha senhora”; “solitária” ou “viúva”.

Mona é um nome curto feminino e original no nosso país. Embora não seja possível afirmar qual o seu étimo, estudiosos da onomástica apontam algumas possibilidades.

Dentre essas hipóteses, são sugeridas as seguintes origens: irlandesa, árabe, italiana e escandinava.

Mona poderia ser uma forma de anglicizar Muahnait, ou seja, seria uma tentativa de tornar essa palavra parecida com a língua inglesa.

Muahnait tem origem irlandesa. Surge do irlandês muadh e seu significado, “pequena nobre”, resulta da junção dessa palavra com o sufixo que indica diminutivo.

Como nome árabe, as fontes sinalizam que seria uma variante de Muna, que significa “desejos”. Nesse sentido, seu significado seria “aquela que tem propósitos”, “mulher de objetivos”.

Outra hipótese indica que teria surgido como a forma contraída da expressão italiana ma donna (o mesmo que “minha senhora”, em português).

No que respeita ao escandinavo, Mona poderia ser o diminutivo de Monika (Mônica, em português).

Mônica é um nome de origem grega que significa “solitária” ou “viúva”.

Mona é o termo afetivo usado por meninas registradas com o nome Monalisa.

Mona Lisa é um quadro famoso que foi pintado por Leonardo da Vinci. A obra, originalmente La Gioconda, encontra-se em exposição no Museu do Louvre, em Paris.

Origem do Nome Mona

Origem: Árabe, Italiana, Escandinava, Irlandesa

Outras Informações do Nome Mona

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.