André

Significado do Nome André

André: Significa “másculo”, “viril”, “masculino”.

André é um nome masculino que tem origem no grego Andreas. O mesmo é calcado no elemento andrós, que significa “homem”, “másculo, viril” e chegou ao português através da versão francesa que é escrita da mesma forma.

Para os franceses, no entanto, este nome é mais comumente utilizado como um sobrenome, de acordo com a regra da onomástica da língua francesa.

É um nome bíblico, mencionado no Novo Testamento como o primeiro discípulo de Jesus Cristo, que também era irmão de São Pedro.

De acordo com a tradição, o apóstolo André pregou o evangelho ao longo do Mar Negro. Ele foi crucificado em uma cruz que tinha o formato da letra “X”, chamada “crux decussata”.

Segundo a lenda, André teria solicitado ser crucificado desta forma por não se achar digno de ser morto da mesma forma como Jesus Cristo. Por isso, este formato de cruz ficou conhecido como “cruz de Santo André”.

Santo André é padroeiro da Escócia, Rússia, Romênia e Grécia, e teve seu nome adotado por três reis da Hungria.

É um nome muito comum em todo mundo cristão e pode ser visto em diversas grafias.

Tornou-se popular durante a Idade Média e em Portugal, onde foi encontrado em documentos datados do século XIII, através da forma antiga Andreu.

A variante italiana Andrea chegou ao Brasil como um nome feminino, se transformando em Andréa.

Origem do Nome André

Origem: Grega, Bíblica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome André

Outras Informações do Nome André

André

Derivações do Nome André

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.