Pablo

Significado do Nome Pablo

Pablo: Significa “pequeno” ou “de baixa estatura”.

Pablo é a variante espanhola de Paulo, nome que vem do latim Paullus, a partir de paullo, que significa “pequeno” ou “baixo”.

O nome teria surgido como um apelido para designar pessoas que tinham como característica física a estatura baixa. Seguidamente, foi adotado como um nome de família romano e tornou-se popular através de São Paulo, santo venerado no Cristianismo.

São Paulo (5-67) é um mártir e importante líder da igreja cristã primitiva. Por ter sido um grande propagador do Cristianismo (o segundo maior, depois de Jesus Cristo) é considerado o segundo fundador dessa fé. Sua história é narrada no livro de Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento da Bíblia.

Há várias personalidades com esse nome. Destacamos Pablo Picasso (1881-1973). Este artista espanhol foi pintor, escultor, desenhista e um dos fundadores do Cubismo.

Por sua vez, Pablo Neruda (1904-1973) é outra personalidade com notoriedade. Este, de nacionalidade chilena, foi escritor. Pablo Neruda foi congratulado com prêmios como o Prêmio Lenin da Paz, em 1953, e com o Prêmio Nobel de Literatura, em 1971.

Pablo é um nome muito popular nos países de língua espanhola, mas também marca presença em outras localidades.

Apresenta como variantes Paol e Paolo, em italiano; Paul, em francês, inglês e alemão.

Origem do Nome Pablo

Origem: Latina, Espanhola

Nomes Relacionados

Famosos com o Nome Pablo

Locais com o Nome Pablo

Outras Informações do Nome Pablo

Pablo

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.