Ágata

Significado do Nome Ágata

Ágata: Significa “boa”, “bondosa”.

Ágata tem origem a partir do grego Agathe, derivado da palavra agathós, que quer dizer “bom”.

O nome chegou até à língua portuguesa através do latim. Por extensão, esse bonito nome feminino tem o sentido de "boa”, “bondosa”.

Foi nome de uma santa nascida na Sicília e vivida durante o século III. Santa Ágata foi uma virgem cristã martirizada e executada por perseguidores anti-cristãos no ano de 251. Ela é a padroeira da cidade de Catânia (na região da Sicília, Itália). 

Santa Ágata é considerada a padroeira das amas de leite e dos mártires. Isso porque, segundo a lenda, ela teve os seus seios arrancados, sendo cruelmente torturada e morrendo na prisão. 

No entanto, uma das personalidades que ajudou a popularizar o nome foi a escritora inglesa de romances policiais Agatha Christie (1891-1976).

No Brasil, são comuns ambas as variantes gráficas, Ágata e Agatha​, sendo este último mais utilizado em países de língua inglesa.

Na Idade Média, foram comuns as variantes francesas Agace e Agacia.

Agatão é a forma masculina.

Ágata, ainda, é o nome de uma pedra distinguida pela variedade de cores e categorizada como um tipo de quartzo. Também é considerada por muitos uma pedra semipreciosa.

Origem do Nome Ágata

Origem: Grega

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Ágata

Ágata

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.