Agatha

Significado do Nome Agatha

Agatha: Significa “boa, perfeita, respeitável, virtuosa”.

Surgiu a partir dos nomes gregos Agathe e Agathós, os quais por sua vez têm origem na palavra grega agathos, que significa “bom, perfeito, respeitável, virtuoso”.

Assim, Agatha sugere características de excelência às pessoas registradas com esse bonito nome feminino, cuja versão masculina - pouco utilizada no Brasil - é Agatão.

Agatha é íntegra e digna de respeito a partir de seus atos de bondade. Este nome foi popularizado a partir de Santa Ágata, conhecida como protetora dos seios.

Essa mártir teve seus seios milagrosamente curados após terem sido cortados durante a tortura que sofreu por ter se consagrado a Deus e ter recusado se casar com um senador da Sicília. Em 5 de fevereiro, dia da sua morte, a igreja celebra o dia da santa.

Além das variantes gráficas, tais como Ágata ou Aghata, este nome está presente em diversas línguas com as seguintes formas: Águeda, em português; Agueda, em espanhol; Agata, em italiano; Agathe, em francês e alemão. Agatha é especialmente utilizado na língua inglesa.

Os apelidos mais frequentes para Agatha são “Ta” ou “Táta”.

Há ainda personalidades que se destacam com o nome Agatha. São elas a escritora britânica Agatha Christie (1890-1976) e a designer espanhola Ágatha Ruiz de la Prada (1960).

Origem do Nome Agatha

Origem: Grega, Inglesa

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Agatha

Agatha

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.