Raquel

Significado do Nome Raquel

Raquel: Significa “ovelha”, "mulher mansa" ou "a pacífica".

Raquel é um nome de origem hebraica. Surge do hebraico Rahel, que quer dizer literalmente “ovelha”. A palavra é correlata do árabe ráhil, a qual apresenta o mesmo significado.

Assim, o nome tem o sentido de “mansa" ou "pacífica”, por extensão, "mulher mansa" ou "a pacífica".

É nome de uma personagem bíblica mencionada no Antigo Testamento como a esposa preferida de Jacó, mãe de José e Benjamim.

Foi um nome adotado comumente entre os judeus durante a Idade Média. No entando, só foi usado como nome cristão na Inglaterra após a Reforma

Protestante, nas variantes Rachel e Rachael.

No Brasil, Raquel é um nome próprio feminino bastante comum. De acordo com o Censo Demográfico 2010 o número de portadoras ultrapassava os 284 mil.

As pessoas batizadas com este nome podem ganhar alguns apelidos carinhosos por amigos e familiares, tais como Kel, Raquelzinha ou Kézia.

A versão Raquel é utilizada em países de língua portuguesa e espanhola, principalmente.

Na língua inglesa, alemã e francesa, a forma mais comum do nome é Rachel.

Ainda existem outras variantes deste nome, que diferenciam-se de acordo com o país, como Ráhel (na Hungria), Ráichéal (na Irlanda) e Rachele (na Itália), por exemplo.

Origem do Nome Raquel

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Raquel

Raquel

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.