Raquel
Significado do Nome Raquel
Raquel: Significa “ovelha”, "mulher mansa", "a pacífica".
O belo nome feminino Raquel faz sucesso em diversas partes do mundo e apresenta inúmeras variações.
Raquel é um nome de origem hebraica e bíblica, que surgiu a partir de Rahel, palavra que significa literalmente “ovelha”. Em árabe, a forma encontrada em documentos históricos é ráhil, que apresenta o mesmo significado.
Por extensão, este nome ganha também os significados de “mansa”, “pacífica”, “mulher mansa” ou “mulher pacífica”.
O nome Raquel na Bíblia
Raquel é o nome de uma personagem bíblica mencionada no Antigo Testamento como a esposa preferida de Jacó, mãe de José e Benjamim.
Foi um nome adotado comumente entre os judeus durante a Idade Média. No entanto, só foi usado como nome cristão na Inglaterra após a Reforma Protestante em suas variantes Rachel e Rachael.
Popularidade e variantes do nome Raquel
O nome feminino Raquel pode ser encontrado com maior quantidade de registros em países como o Brasil, o México, a Espanha, as Filipinas e os Estados Unidos.
A variante mais popular deste nome é Rachel, um dos nomes femininos mais registrados em Israel. A versão Raquel é utilizada principalmente em países de língua portuguesa e espanhola.
Ainda existem outras variantes deste nome, que diferenciam-se de acordo com o país, como Ráhel (na Hungria), Ráichéal (na Irlanda) e Rachele (na Itália).
As pessoas batizadas com este nome podem ganhar alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, tais como Kel, Raquelzinha ou Kézia.
Nomes compostos com Raquel
O nome Raquel pode dar origem a bonitos e significativos nomes compostos. Entre eles, podemos destacar:
Ana Raquel: “ovelha graciosa”, “a pacífica cheia de graça”;
Maria Raquel: “senhora soberana pacífica”;
Raquel Maitê: “ovelha amada”;
Raquel Vitória: “mulher pacífica e vitoriosa”;
Raquel Cristina: “ovelha ungida por Deus”.