Ver a minha lista de nomes Fechar lista

Nomes masculinos por letra:


Dicas para escolher um nome para menino

A escolha de um nome de menino deve ser vista como uma decisão responsável. O nome é uma escolha para a vida, por isso, deve refletir um significado bonito e que transmita aquilo que você valoriza no gênero masculino.

Tudo depende da sua intenção. Transmitir qualidades profissionais, capacidades físicas e intelectuais, espiritualidade, simplicidade ou destaque?

Talvez você queira fazer uma homenagem a alguma figura masculina importante para para a sua família ou, quem sabe, a uma personalidade histórica ou mitológica.

Pense bem!

Se não quer em um nome que traga dúvidas quanto ao seu gênero, verifique antes a sua etimologia, bem como o seu significado.

Há nomes que servem o gênero masculino no Brasil e que podem ser usados por outro gênero em países diferentes. São, assim, categorizados como unissex.

Isso acontece quando, por exemplo, originalmente o nome pertence a um gênero e é alterado no nosso país pelo fato de soar mais facilmente a outro gênero.

Geralmente, as terminações indicam o gênero. “o”, para meninos, e “a”, para os meninas.

É o caso de Andreia ou Andrea, que pelo fato de ter a terminação em “a”, foi adotado no Brasil como um nome feminino.

Mas, na Itália, Andrea é masculino. Ele tem origem no nome grego Andréas, da palavra andros, que significa “homem”.

Uma família de ascendência italiana pode optar pela forma utilizada no seu país de origem. Neste caso, os pais devem estar preparados para a impressão causada nas pessoas no futuro e, principalmente, se filho terá o mesmo comportamento que eles.

Pense em possíveis constrangimentos. Imagine uma marcação ou uma inscrição em que não seja solicitada a indicação do gênero. Quem o receber, poderá estar à espera de um senhor quando vê chegar uma senhora.

Se mesmo assim não pretender alterar a sua escolha, ajude a criança desde cedo a aceitar o seu próprio nome. Diga a ela qual o seu significado e o motivo pelo qual o seu nome foi escolhido.