Pedro Lucas

Significado do Nome Pedro Lucas

Pedro Lucas: Significa "rochedo luminoso" ou "pedra de luz", "pedra brilhante".

Pedro Lucas é um nome formado por dois nomes gregos diferentes:

Pedro, do grego pétros, que quer dizer "pedra" ou "rocha". O nome teria surgido a partir da tradução do aramaico Cephas, que também significa "rocha", "rochoso" e "pedra". 

Este é um dos nomes próprios mais utilizados no mundo, estando presente em praticamente todos os países e em vários idiomas. 

Desde a Antiguidade é um dos nomes cristãos mais comuns e em Portugal apareceu pela primeira vez como Petrus por volta do século IX. Foi introduzido na Inglaterra pelos normandos, sob a forma francesa Piers, ficando rapidamente popular. A versão inglesa é Peter e não apareceu antes do século XIV.

Lucas, do grego loukás que significa "luminoso" ou "o que vem da Lucânia".

Loukás, na realidade é uma forma abreviada de Loukanós, que significa "da Lucânia ou lucano". A Lucânia foi uma região localizada entre o sul da Itália, entre o Mar Tirreno e o Golfo de Taranto. 

O nome Loukanós surge da raiz lykeluk ou luc, que originaram a palavra lux que quer dizer "luz", por isso também é atribuído a Lucas o significado de “luminoso”.

O nome chegou na Inglaterra por volta do século XII, nas formas de Luka e Luke, tornando-se bastante popular entre os cristãos de todo o mundo e surgindo em vários países com diversas grafias.

Origem do Nome Pedro Lucas

Origem: Grega, Bíblica

Famosos com o Nome Pedro Lucas

Outras Informações do Nome Pedro Lucas

Pedro Lucas

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.