Joaquim

Significado do Nome Joaquim

Joaquim: Significa "Jeová estabeleceu" ou "Deus estabeleceu".

Joaquim é um nome de origem hebraica. Surge de Jehoiachim e seu significado, "Jeová estabeleceu" ou "Deus estabeleceu", resulta da união dos elementos Yahweh, que sign​ifica "Jeová”, “Deus", e quwm que quer dizer "estabelecer".

Na Bíblia, este foi o nome de um dos reis de Judá, conhecido por ter sido levado pelo rei Nabucodonosor para o cativeiro na Babilônia.

Este nome é associado também ao pai da Virgem Maria. Segundo alguns teólogos, é mencionado em um Evangelho primitivo como Eli ou Heli​, formas encurtadas da variante hebraica Eliaquim​​.

Não há comprovação de tal fato, mas a partir da tradição medieval, São Joaquim é considerado o avô de Jesus Cristo, além de ser venerado como o padroeiro dos avôs.

A primeira versão em português deste nome surgiu em Portugal por volta do século XVIII. Na Inglaterra, surgiu seis séculos antes como Joachim.

Ainda hoje é um nome muito comum na Alemanha, Rússia, Itália e Espanha, assim como em Portugal e no Brasil.

As pessoas batizadas com este nome recebem apelidos carinhosos de familiares e amigos como Joca, Jô ou Quim, por exemplo.

Uma das personalidades de maior destaque no Brasil com este nome é Joaquim Nabuco (1849-1910). Este foi um diplomata, político, jurista e jornalista brasileiro imortalizado na história como um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Origem do Nome Joaquim

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Locais com o Nome Joaquim

Outras Informações do Nome Joaquim

Joaquim

Derivações do Nome Joaquim

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.