Thiago

Significado do Nome Thiago

Thiago: Significa “aquele que vem do calcanhar”.

O nome Thiago é uma variante de Tiago. Surgiu como uma variação de Iago, através de Santiago, nome vindo do espanhol que tem origem na aglutinação Sant’Iago.

Iago é uma variante de Jacó, nome de origem hebraica. A partir de Yaaqobh, está calcado no aramaico iqbá, acadiano iqbu,e árabe aqib, que quer dizer “calcanhar”.

Significa “aquele que vem no calcanhar”. Isso porque, o personagem bíblico Jacó nasceu depois do seu irmão gêmeo Esaú. Por esse motivo, o nome passou a ser dado ao filho gêmeo que nascia por último.

Thiago (ou Tiago) é o nome de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, bem como é nome de um dos livros da Bíblia presente no Novo Testamento.

A mesma raiz onomástica que deu origem ao nome Thiago também criou outros nomes bastante utilizados entre os brasileiros, tais como Diogo, Jaime, Iago e Jacó.

A versão com "h" é muito rara em Portugal, mas muito popular no Brasil, e também é utilizada desta forma pelos falantes da língua espanhola ou inglesa. Outra variante que é também bastante comum no Brasil é Thyago (com Y).

As pessoas batizadas com este nome costumam receber apelidos carinhosos de amigos e familiares como Tiga, Thi ou Thiaguinho.

Origem do Nome Thiago

Origem: Hebraica, Bíblica

Outras Informações do Nome Thiago

Thiago

Derivações do Nome Thiago

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.