Isaque

Significado do Nome Isaque

Isaque: Significa "riso", "ele ri" ou "filho da alegria".

Isaque tem origem no hebraico Itshak ou Yitzháq, derivado da palavra tzaháq, e quer dizer “riso” ou “ele ri”, por extensão “filho da alegria”.

Isaque é nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento como o descendente de Abraão e Sara, e pai de Jacó e Esaú. Ele é considerado um dos três patriarcas do povo de Israel, junto à Abraão e Jacó.

De acordo com o livro de Gênesis, Abraão foi testado por Deus quando o ordenou que sacrificasse seu filho Isaque. No último momento um anjo surgiu, o impedindo de cometer tal ato.

De acordo com os relatos bíblicos, Isaque (ou Isaac) foi o único patriarca do Antigo Testamento que não teve o seu nome alterado por ordem de Deus.

Outra curiosidade interessante sobre esta figura mística é a sua longevidade: Isaque teria sido o que mais viveu, atingindo a marca dos 180 anos de vida.

Foi adotado ocasionalmente como um nome cristão durante a Idade Média, mas tornou-se logo muito popular entre os judeus.

Após a Reforma Protestante começou a ser utilizado pelos puritanos ingleses com mais frequência, mas ainda hoje é bastante comum entre os judeus.

Este é um nome predominantemente masculino e muito comum entre os brasileiros, assim como outras variações deste nome, como Isaac, por exemplo.

Origem do Nome Isaque

Origem: Hebraica, Bíblica

Nomes Relacionados

Outras Informações do Nome Isaque

Isaque

Derivações do Nome Isaque

O Dicionário de Nomes Próprios disponibiliza informações sobre a Origem e o Significado do Nome, nossas informações são atualizadas constantemente.